Questões Direito Penal Crimes Contra a Família

Sujeito, casado havia quinze anos, disse para a esposa e aos filhos que saía de casa pa...

Responda: Sujeito, casado havia quinze anos, disse para a esposa e aos filhos que saía de casa para viver com Parceiro (indivíduo também do sexo masculino), em uma praia deserta do litoral norte do país, ond...


Q62911 | Direito Penal, Crimes Contra a Família

Sujeito, casado havia quinze anos, disse para a esposa e aos filhos que saía de casa para viver com Parceiro (indivíduo também do sexo masculino), em uma praia deserta do litoral norte do país, onde o camarada possuía uma pousada. Afirmou, na ocasião, que descobrira ser Parceiro o amor de sua vida. Dez meses depois do início dessa união homoafetiva estável (sem que Sujeito houvesse regularizado a situação da sua condição familiar anterior), foi expedida a Resolução CNJ n.º 175, de maio de 2013 – vedando às autoridades a recusa da celebração de casamento civil entre pessoas do mesmo sexo –, e Sujeito vem a aceitar o pedido de Parceiro, com ele contraindo casamento no cartório de registros civis local, em 12 de junho de 2013.

Observado o teor da hipótese acima elaborada, a conduta de Sujeito
David Castilho
Por David Castilho em 01/01/2025 14:19:22🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: d)

Neste caso, a conduta de Sujeito será considerada típica, ou seja, configurará o crime de bigamia. A bigamia está prevista no artigo 235 do Código Penal brasileiro, que estabelece como crime "contrair alguém, sendo casado, novo casamento". Ou seja, Sujeito, mesmo estando casado, contraiu novo casamento com Parceiro, o que configura o crime de bigamia.

Já em relação à conduta de Parceiro, ela será considerada atípica se ele não sabia que Sujeito era legalmente casado quando eles se casaram. Isso porque, para configurar o crime de bigamia, é necessário que a pessoa tenha conhecimento da situação de casamento anterior do outro cônjuge.

Portanto, a alternativa correta é a letra d), pois Sujeito cometeu o crime de bigamia ao se casar com Parceiro, e a conduta de Parceiro será considerada atípica se ele não tinha conhecimento da situação de casamento de Sujeito.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.