Questões Direito Penal Crimes Contra a Administração Pública

João, valendo-se da sua condição de servidor público de determinado estado, livre e con...

Responda: João, valendo-se da sua condição de servidor público de determinado estado, livre e conscientemente, apropriou-se de bens que tinham sido apreendidos pela entidade pública onde ele trabalha e que e...


Q63084 | Direito Penal, Crimes Contra a Administração Pública, CESPE CEBRASPE

João, valendo-se da sua condição de servidor público de determinado estado, livre e conscientemente, apropriou-se de bens que tinham sido apreendidos pela entidade pública onde ele trabalha e que estavam sob sua posse em razão de seu cargo. João chegou a presentear diversos parentes com alguns dos referidos produtos. Após a apuração dos fatos, João devolveu os referidos bens, mas, ainda assim, foi denunciado pela prática de peculato-apropriação, crime para o qual é prevista pena privativa de liberdade, de dois anos a doze anos de reclusão, e multa.

A partir dessa situação hipotética, julgue o item subsecutivo, considerando a disciplina acerca dos crimes contra a administração pública.

Caso João seja condenado criminalmente, a decretação da perda do seu cargo público, por ser efeito específico da condenação, deve ser motivadamente declarada em sentença.
Usuário
Por DENIS CARVALHO DOS SANTOS em 20/09/2024 13:26:38
Gabarito : Certo
A decretação da perda de cargo público pressupõe requerimento do Ministério Público abalizado na necessidade da medida e, ainda, que a decisão seja fundamentada na conveniência, no caso concreto, de se impor tal penalidade art. 92 , parágrafo único , do CP ).
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.