Questões Direito Penal Corrupção Passiva

Mévio, funcionário público, trabalha em um posto de saúde. Ele é vizinho de Tícia, moça...

Responda: Mévio, funcionário público, trabalha em um posto de saúde. Ele é vizinho de Tícia, moça com quem ele gostaria de namorar. Em determinado dia, Mévio encontra Tícia, acompanhando a mãe, senhora que n...


Q63121 | Direito Penal, Corrupção Passiva

Mévio, funcionário público, trabalha em um posto de saúde. Ele é vizinho de Tícia, moça com quem ele gostaria de namorar. Em determinado dia, Mévio encontra Tícia, acompanhando a mãe, senhora que necessitava de atendimento médico não urgente, na fila de espera, por ordem de chegada, critério de atendimento estabelecido pelo serviço público. Para impressionar Tícia, Mévio coloca a ficha cadastral de sua mãe à frente das de outros pacientes, sendo ela chamada logo à sala do médico. Em gratidão ao gesto, Tícia decide ir ao cinema, com Mévio. Diante da situação hipotética, Mévio praticou, em tese, o crime de
David Castilho
Por David Castilho em 01/01/2025 14:19:53🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: b)

No caso apresentado, Mévio, ao utilizar de sua posição de funcionário público para beneficiar sua mãe, desrespeitando a ordem de atendimento estabelecida pelo serviço público, está incorrendo no crime de prevaricação.

A prevaricação está prevista no artigo 319 do Código Penal Brasileiro, que define como crime de prevaricação "retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício, ou praticá-lo contra disposição expressa de lei, para satisfazer interesse pessoal".

Portanto, ao agir em benefício próprio, utilizando de sua função pública de forma indevida, Mévio comete o crime de prevaricação.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.