Questões Direito Processual Penal Prisão em Flagrante

Paulo e João foram surpreendidos nas dependências da Câmara dos Deputados quando subtra...

Responda: Paulo e João foram surpreendidos nas dependências da Câmara dos Deputados quando subtraíam carteiras e celulares dos casacos e bolsas de pessoas que ali transitavam. Paulo tem dezessete anos e teve...


Q64227 | Direito Processual Penal, Prisão em Flagrante, CESPE CEBRASPE

Paulo e João foram surpreendidos nas dependências da Câmara dos Deputados quando subtraíam carteiras e celulares dos casacos e bolsas de pessoas que ali transitavam. Paulo tem dezessete anos e teve acesso ao local por intermédio de João, que é servidor da Casa.

Com base nessa situação hipotética, julgue o item a seguir.

Tendo sido surpreendidos em situação de flagrante impróprio, Paulo e João devem ser encaminhados à autoridade policial para a lavratura do auto de prisão, devendo o juiz ser comunicado, no prazo de 24 horas, para, se presentes os requisitos legais, convertê-la em prisão preventiva.
Matheus Fernandes
Por Matheus Fernandes em 16/01/2025 20:12:26🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: b) Errado

No caso apresentado, Paulo, por ser menor de idade (17 anos), será considerado inimputável, ou seja, não pode ser responsabilizado criminalmente pelos seus atos. De acordo com o artigo 27 do Código Penal Brasileiro, "Os menores de 18 anos são penalmente inimputáveis, ficando sujeitos às normas estabelecidas na legislação especial".

Portanto, Paulo não poderá ser encaminhado à autoridade policial para a lavratura do auto de prisão, pois, nesse caso, deve ser aplicado o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) para a adoção das medidas socioeducativas cabíveis.

Já João, por ser maior de idade e ter participado ativamente do crime, poderá ser encaminhado à autoridade policial para responder pelo crime de furto, conforme previsto no Código Penal.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.