Questões Direito Processual Penal Busca e Apreensão

Antônio foi preso em flagrante sob a acusação da prática de tráfico de drogas. A políci...

Responda: Antônio foi preso em flagrante sob a acusação da prática de tráfico de drogas. A polícia apreendeu seu telefone celular. O Delegado abriu o aplicativo Whatsapp no celular do suspeito e verificou qu...


Q64439 | Direito Processual Penal, Busca e Apreensão

Antônio foi preso em flagrante sob a acusação da prática de tráfico de drogas. A polícia apreendeu seu telefone celular. O Delegado abriu o aplicativo Whatsapp no celular do suspeito e verificou que, nas conversas de Antônio, as mensagens comprovaram que ele realmente negociava drogas, e assumia a prática de outros crimes graves. As referidas mensagens foram transcritas pelo escrivão e juntadas ao inquérito policial, em forma de certidão. Nessa situação hipotética, de acordo com as regras de admissibilidade das provas no processo penal brasileiro, marque a alternativa CORRETA.
David Castilho
Por David Castilho em 10/01/2025 17:15:51🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: e)

De acordo com a legislação brasileira, em especial o artigo 5º, inciso XII, da Constituição Federal, a inviolabilidade da intimidade, da vida privada, da honra e da imagem das pessoas é assegurada, sendo necessária a autorização judicial para a quebra desse sigilo, exceto em casos de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, conforme previsto no mesmo artigo.

Portanto, no caso apresentado, para que a autoridade policial possa ter acesso às mensagens de Whatsapp do suspeito, é necessária a prévia autorização judicial, uma vez que não se enquadra nas exceções previstas na Constituição Federal.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.