Questões Recursos Humanos Gestão de Pessoas

De acordo com Edgar H. Schein, existem 3 níveis de análise da cultura org...

Responda: De acordo com Edgar H. Schein, existem 3 níveis de análise da cultura organizacional. De acordo com os níveis citados, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, a...


Q6549 | Recursos Humanos, Gestão de Pessoas, Técnico Administrativo, ANVISA, CETRO

De acordo com Edgar H. Schein, existem 3 níveis de análise da cultura organizacional. De acordo com os níveis citados, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Artefatos: constituem o primeiro nível da cultura, o mais superficial, visível e perceptível. São as coisas que cada um vê, ouve e sente quando se depara com uma organização cuja cultura não é familiar. Artefatos são todas aquelas coisas que, no seu conjunto, definem uma cultura e revelam como a cultura dá atenção a elas. Incluem produtos, serviços e os padrões de comportamento dos membros de uma organização. Quando se percorrem os escritórios de uma organização, pode- se notar como as pessoas se vestem, como falam,sobre o que conversam, como se comportam, quais coisas são importantes e relevantes a elas. Os artefatos são todas as coisas ou eventos que podem indicar visual ou auditivamente como é a cultura da organização. Os símbolos, as histórias, os heróis, os lemas, as cerimônias anuais são também exemplos de artefatos.

( ) Valores compartilhados: constituem o segundo nível da cultura. São os valores relevantes que se tornam importantes para as pessoas e que definem as razões pelas quais elas fazem o que fazem. Funcionam como justificativas aceitas por todos os membros. Em muitas culturas organizacionais, os valores são criados originalmente pelos fundadores da organização.

( ) Pressuposições básicas: constituem o terceiro nível da cultura organizacional, o mais íntimo, profundo e oculto. São as crenças inconscientes, percepções, sentimentos e pressuposições dominantes em que os membros da organização acreditam. A cultura prescreve “a maneira certa de fazer as coisas”, adotada na organização, muitas vezes através de pressuposições não escritas e nem sequer faladas.
Usuário
Por HELOISE D. em 01/10/2014 13:13:09
1. ARTEFATOS: CONSTITUEM O PRIMEIRO NÍVEL DA CULTURA; É O MAIS SUPERFECIAL E VISÍVEL; SÃO TODAS AS COISAS E EVENTOS QUE PODEM NOS INDICAR VISUAL OU AUDITIVAMENTE COMO É A CULTURA DA ORGANIZAÇÃO.

2. VALORES COMPARTILHADOS: CONSTITUEM O SEGUNDO NÍVEL DA CULTURA; SÃO OS VALORES RELEVANTES QUE SE TORNAM IMPORTANTES PARA AS PESSOAS E QUE DEFINEM AS RAZÕES PELAS QUAIS ELAS FAZEM O QUE FAZEM. FUNCIONAM COMO JUSTIFICATIVAS ACEITAS POR TODOS OS MEMBROS.

3. PRESSUPOSIÇÕES BÁSICAS: CONSTITUEM O NÍVEL MAIS ÍNTIMO DA CULTURA ORGANIZACIONAL. SÃO AS CRENÇAS INCONSCIENTES E PRESSUPOSIÇÕES DOMINANTES NOS QUAIS AS PESSOAS ACREDITAM. A CULTURA PRESCREVE A MANEIRA DE FAZER AS COISAS ADOTADAS NA ORGANIZAÇÃO, MUITAS VEZES ATRAVÉS DE PRESSUPOSIÇÕES NÃO ESCRITAS E NEM SEQUER FALADAS.

4. HISTÓRIAS: CONTOS E PASSAGENS SOBRE O FUNDADOR DA COMPANHIA, LEMBRANÇAS, SOBRE DIFICULDADES OU EVENTOS ESPECIAIS, REGRAS DE CONDUTA, CORTE E RECOLOCAÇÃO DE FUNCIONÁRIOS. ACERTOS E ERROS DO PASSADO GERALMENTE ANCORAM O PRESENTE NO PASSADO E EXPLICAM A LEGITIMAÇÃO DAS PRÁTICAS ATUAIS.

5. RITUAIS E CERIMONIAS: SÃO SEQÜÊNCIAS REPETITIVAS DE ATIVIDADES QUE EXPRESSAM E REFORÇAM OS VALORES PRINCIPAIS DA ORGANIZAÇÃO. AS CERIMÔNIAS DE FIM DE ANO E AS COMEMORAÇÕES DO ANIVERSÁRIO DA ORGANIZAÇÃO SÃO RITUAIS QUE REÚNEM E APROXIMAM A TOTALIDADE DOS FUNCIONÁRIOS PARA MOTIVAR E REFORÇAR ASPECTOS DA CULTURA DA ORGANIZAÇÃO, BEM COMO REDUZIR OS CONFLITOS.

6. SÍMBOLOS MATERIAIS: A ARQUITETURA DO EDIFÍCIO, AS SALAS E MESAS, O TAMANHO E ARRANJO FÍSICO DOS ESCRITÓRIOS CONSTITUEM SÍMBOLOS MATERIAIS QUE DEFINEM O GRAU DE IGUALDADE OU DIFERENCIAÇÃO ENTRE AS PESSOAS E O TIPO DE COMPORTAMENTO ( COMO ASSUMIR RISCOS OU SEGUIR A ROTINA, AUTORITARISMO OU ESPÍRITO DEMOCRÁTICO, ESTILO PARTICIPATIVO OU INDIVIDUALISMO, ATITUDE CONSERVADORA OU INOVADORA) DESEJADO PELA ORGANIZAÇÃO. OS SÍMBOLOS MATERIAIS CONSTITUEM A COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL.

7. LINGUAGEM: MUITAS ORGANIZAÇÕES E MESMO UNIDADES DENTRO DAS ORGANIZAÇÕES UTILIZAM A LINGUAGEM COMO UM MEIO DE IDENTIFICAR MEMBROS DE UMA CULTURA OU SUBCULTURA. AO APRENDER A LINGUAGEM, O MEMBRO CONFIRMA A ACEITAÇÃO DA CULTURA E AJUDA A PRESERVA-LA. AS ORGANIZAÇÕES DESENVOLVEM TERMOS SINGULARES PARA DESCREVER EQUIPAMENTOS, ESCRITÓRIOS, PESSOAS - CHAVES, FORNECEDORES, CLIENTES OU PRODUTOS. TAMBÉM A MANEIRA COMO AS PESSOAS SE VESTEM E OS DOCUMENTOS UTILIZADOS CONSTITUEM FORMAS DE EXPRESSAR A CULTURA ORGANIZACIONAL.

8. A CULTURA ORGANIZACIONAL SE CARACTERIZA PELA SUA ACEITAÇÃO IMPLÍCITA PELOS SEUS MEMBROS. ELA É TAMBÉM REFORÇADA PELO PRÓPRIO PROCESSO DE SELEÇÃO, QUE ELIMINA AS PESSOAS COM CARACTERÍSTICAS DISCREPANTES COM OS PADRÕES ESTABELECIDOS E AJUDA A PRESERVAR A CULTURA.
luciana pereira de sousa
Por luciana pereira de sousa em 19/02/2016 15:49:49
De acordo com Edgar H. Schein existe três níveis de análise da cultura.

1) Os artefatos: são estruturas visíveis da cultura, como a arquitetura do ambiente.

2) As crenças e valores expostos: são metas e estratégias que o grupo compartilha.

3) As suposições básicas: são as percepções, sentimentos inconscientes assumidos como verdadeiros.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.