
Por HELOISE D. em 01/10/2014 13:13:09
1. ARTEFATOS: CONSTITUEM O PRIMEIRO NÍVEL DA CULTURA; É O MAIS SUPERFECIAL E VISÍVEL; SÃO TODAS AS COISAS E EVENTOS QUE PODEM NOS INDICAR VISUAL OU AUDITIVAMENTE COMO É A CULTURA DA ORGANIZAÇÃO.
2. VALORES COMPARTILHADOS: CONSTITUEM O SEGUNDO NÍVEL DA CULTURA; SÃO OS VALORES RELEVANTES QUE SE TORNAM IMPORTANTES PARA AS PESSOAS E QUE DEFINEM AS RAZÕES PELAS QUAIS ELAS FAZEM O QUE FAZEM. FUNCIONAM COMO JUSTIFICATIVAS ACEITAS POR TODOS OS MEMBROS.
3. PRESSUPOSIÇÕES BÁSICAS: CONSTITUEM O NÍVEL MAIS ÍNTIMO DA CULTURA ORGANIZACIONAL. SÃO AS CRENÇAS INCONSCIENTES E PRESSUPOSIÇÕES DOMINANTES NOS QUAIS AS PESSOAS ACREDITAM. A CULTURA PRESCREVE A MANEIRA DE FAZER AS COISAS ADOTADAS NA ORGANIZAÇÃO, MUITAS VEZES ATRAVÉS DE PRESSUPOSIÇÕES NÃO ESCRITAS E NEM SEQUER FALADAS.
4. HISTÓRIAS: CONTOS E PASSAGENS SOBRE O FUNDADOR DA COMPANHIA, LEMBRANÇAS, SOBRE DIFICULDADES OU EVENTOS ESPECIAIS, REGRAS DE CONDUTA, CORTE E RECOLOCAÇÃO DE FUNCIONÁRIOS. ACERTOS E ERROS DO PASSADO GERALMENTE ANCORAM O PRESENTE NO PASSADO E EXPLICAM A LEGITIMAÇÃO DAS PRÁTICAS ATUAIS.
5. RITUAIS E CERIMONIAS: SÃO SEQÜÊNCIAS REPETITIVAS DE ATIVIDADES QUE EXPRESSAM E REFORÇAM OS VALORES PRINCIPAIS DA ORGANIZAÇÃO. AS CERIMÔNIAS DE FIM DE ANO E AS COMEMORAÇÕES DO ANIVERSÁRIO DA ORGANIZAÇÃO SÃO RITUAIS QUE REÚNEM E APROXIMAM A TOTALIDADE DOS FUNCIONÁRIOS PARA MOTIVAR E REFORÇAR ASPECTOS DA CULTURA DA ORGANIZAÇÃO, BEM COMO REDUZIR OS CONFLITOS.
6. SÍMBOLOS MATERIAIS: A ARQUITETURA DO EDIFÍCIO, AS SALAS E MESAS, O TAMANHO E ARRANJO FÍSICO DOS ESCRITÓRIOS CONSTITUEM SÍMBOLOS MATERIAIS QUE DEFINEM O GRAU DE IGUALDADE OU DIFERENCIAÇÃO ENTRE AS PESSOAS E O TIPO DE COMPORTAMENTO ( COMO ASSUMIR RISCOS OU SEGUIR A ROTINA, AUTORITARISMO OU ESPÍRITO DEMOCRÁTICO, ESTILO PARTICIPATIVO OU INDIVIDUALISMO, ATITUDE CONSERVADORA OU INOVADORA) DESEJADO PELA ORGANIZAÇÃO. OS SÍMBOLOS MATERIAIS CONSTITUEM A COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL.
7. LINGUAGEM: MUITAS ORGANIZAÇÕES E MESMO UNIDADES DENTRO DAS ORGANIZAÇÕES UTILIZAM A LINGUAGEM COMO UM MEIO DE IDENTIFICAR MEMBROS DE UMA CULTURA OU SUBCULTURA. AO APRENDER A LINGUAGEM, O MEMBRO CONFIRMA A ACEITAÇÃO DA CULTURA E AJUDA A PRESERVA-LA. AS ORGANIZAÇÕES DESENVOLVEM TERMOS SINGULARES PARA DESCREVER EQUIPAMENTOS, ESCRITÓRIOS, PESSOAS - CHAVES, FORNECEDORES, CLIENTES OU PRODUTOS. TAMBÉM A MANEIRA COMO AS PESSOAS SE VESTEM E OS DOCUMENTOS UTILIZADOS CONSTITUEM FORMAS DE EXPRESSAR A CULTURA ORGANIZACIONAL.
8. A CULTURA ORGANIZACIONAL SE CARACTERIZA PELA SUA ACEITAÇÃO IMPLÍCITA PELOS SEUS MEMBROS. ELA É TAMBÉM REFORÇADA PELO PRÓPRIO PROCESSO DE SELEÇÃO, QUE ELIMINA AS PESSOAS COM CARACTERÍSTICAS DISCREPANTES COM OS PADRÕES ESTABELECIDOS E AJUDA A PRESERVAR A CULTURA.
2. VALORES COMPARTILHADOS: CONSTITUEM O SEGUNDO NÍVEL DA CULTURA; SÃO OS VALORES RELEVANTES QUE SE TORNAM IMPORTANTES PARA AS PESSOAS E QUE DEFINEM AS RAZÕES PELAS QUAIS ELAS FAZEM O QUE FAZEM. FUNCIONAM COMO JUSTIFICATIVAS ACEITAS POR TODOS OS MEMBROS.
3. PRESSUPOSIÇÕES BÁSICAS: CONSTITUEM O NÍVEL MAIS ÍNTIMO DA CULTURA ORGANIZACIONAL. SÃO AS CRENÇAS INCONSCIENTES E PRESSUPOSIÇÕES DOMINANTES NOS QUAIS AS PESSOAS ACREDITAM. A CULTURA PRESCREVE A MANEIRA DE FAZER AS COISAS ADOTADAS NA ORGANIZAÇÃO, MUITAS VEZES ATRAVÉS DE PRESSUPOSIÇÕES NÃO ESCRITAS E NEM SEQUER FALADAS.
4. HISTÓRIAS: CONTOS E PASSAGENS SOBRE O FUNDADOR DA COMPANHIA, LEMBRANÇAS, SOBRE DIFICULDADES OU EVENTOS ESPECIAIS, REGRAS DE CONDUTA, CORTE E RECOLOCAÇÃO DE FUNCIONÁRIOS. ACERTOS E ERROS DO PASSADO GERALMENTE ANCORAM O PRESENTE NO PASSADO E EXPLICAM A LEGITIMAÇÃO DAS PRÁTICAS ATUAIS.
5. RITUAIS E CERIMONIAS: SÃO SEQÜÊNCIAS REPETITIVAS DE ATIVIDADES QUE EXPRESSAM E REFORÇAM OS VALORES PRINCIPAIS DA ORGANIZAÇÃO. AS CERIMÔNIAS DE FIM DE ANO E AS COMEMORAÇÕES DO ANIVERSÁRIO DA ORGANIZAÇÃO SÃO RITUAIS QUE REÚNEM E APROXIMAM A TOTALIDADE DOS FUNCIONÁRIOS PARA MOTIVAR E REFORÇAR ASPECTOS DA CULTURA DA ORGANIZAÇÃO, BEM COMO REDUZIR OS CONFLITOS.
6. SÍMBOLOS MATERIAIS: A ARQUITETURA DO EDIFÍCIO, AS SALAS E MESAS, O TAMANHO E ARRANJO FÍSICO DOS ESCRITÓRIOS CONSTITUEM SÍMBOLOS MATERIAIS QUE DEFINEM O GRAU DE IGUALDADE OU DIFERENCIAÇÃO ENTRE AS PESSOAS E O TIPO DE COMPORTAMENTO ( COMO ASSUMIR RISCOS OU SEGUIR A ROTINA, AUTORITARISMO OU ESPÍRITO DEMOCRÁTICO, ESTILO PARTICIPATIVO OU INDIVIDUALISMO, ATITUDE CONSERVADORA OU INOVADORA) DESEJADO PELA ORGANIZAÇÃO. OS SÍMBOLOS MATERIAIS CONSTITUEM A COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL.
7. LINGUAGEM: MUITAS ORGANIZAÇÕES E MESMO UNIDADES DENTRO DAS ORGANIZAÇÕES UTILIZAM A LINGUAGEM COMO UM MEIO DE IDENTIFICAR MEMBROS DE UMA CULTURA OU SUBCULTURA. AO APRENDER A LINGUAGEM, O MEMBRO CONFIRMA A ACEITAÇÃO DA CULTURA E AJUDA A PRESERVA-LA. AS ORGANIZAÇÕES DESENVOLVEM TERMOS SINGULARES PARA DESCREVER EQUIPAMENTOS, ESCRITÓRIOS, PESSOAS - CHAVES, FORNECEDORES, CLIENTES OU PRODUTOS. TAMBÉM A MANEIRA COMO AS PESSOAS SE VESTEM E OS DOCUMENTOS UTILIZADOS CONSTITUEM FORMAS DE EXPRESSAR A CULTURA ORGANIZACIONAL.
8. A CULTURA ORGANIZACIONAL SE CARACTERIZA PELA SUA ACEITAÇÃO IMPLÍCITA PELOS SEUS MEMBROS. ELA É TAMBÉM REFORÇADA PELO PRÓPRIO PROCESSO DE SELEÇÃO, QUE ELIMINA AS PESSOAS COM CARACTERÍSTICAS DISCREPANTES COM OS PADRÕES ESTABELECIDOS E AJUDA A PRESERVAR A CULTURA.
Por luciana pereira de sousa em 19/02/2016 15:49:49
De acordo com Edgar H. Schein existe três níveis de análise da cultura.
1) Os artefatos: são estruturas visíveis da cultura, como a arquitetura do ambiente.
2) As crenças e valores expostos: são metas e estratégias que o grupo compartilha.
3) As suposições básicas: são as percepções, sentimentos inconscientes assumidos como verdadeiros.
1) Os artefatos: são estruturas visíveis da cultura, como a arquitetura do ambiente.
2) As crenças e valores expostos: são metas e estratégias que o grupo compartilha.
3) As suposições básicas: são as percepções, sentimentos inconscientes assumidos como verdadeiros.