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O currículo escolar requer uma organização do tempos/espaços em que a escola vai desenv...

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O currículo escolar requer uma organização do tempos/espaços em que a escola vai desenvolver os diferentes conhecimentos e valores que, durante a construção do seu Projeto Político Pedagógico – PPP, forem considerados necessários para a formação de seus alunos. Isso é possível porque, com base no princípio da autonomia, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDBEN (Lei n° 9394/1996) estabeleceu como incumbência da escola e de seus professores (Art. 12 e 13) a construção do PPP. É na construção do PPP que a comunidade escolar deve estudar e debater, para poder estabelecer suas concepções de homem, de mundo, de sociedade, de conhecimento, de currículo, de avaliação e tantas outras, com o objetivo de criar referências e diretrizes próprias para as práticas que pretende implantar. Dentre as formas de organização curricular, as mais frequentes nas escolas brasileiras são denominadas de:
Marcos de Castro
Por Marcos de Castro em 16/01/2025 04:24:03🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: b)

No contexto da organização curricular, as formas mais frequentes nas escolas brasileiras são o regime seriado e o ensino por ciclos.

- Regime seriado: os alunos são organizados em séries, de forma sequencial, avançando de uma série para outra a cada ano letivo. Cada série corresponde a um ano de estudo e é necessário cumprir todos os requisitos para ser promovido para a série seguinte.

- Ensino por ciclos: os alunos são agrupados em ciclos de aprendizagem, nos quais podem avançar de acordo com seu desenvolvimento e aprendizado, sem a rigidez do regime seriado. Os ciclos permitem uma maior flexibilidade e personalização do ensino, respeitando o ritmo de cada estudante.

Essas são formas de organização curricular que buscam atender às necessidades e características dos alunos, promovendo uma educação mais inclusiva e eficaz.
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