Questões Não definido

A Neurociência e a Psicologia Cognitiva se ocupam de entender a aprendizagem, mas têm d...

Responda: A Neurociência e a Psicologia Cognitiva se ocupam de entender a aprendizagem, mas têm diferentes focos. A primeira faz isso por meio de experimentos comportamentais e do uso de aparelhos como os de...


Q658008 | Não definido, Provas Professor Séries Iniciais Professor Coordenador Professor Pedagogo, Prefeitura de Vila Velha ES, IBADE, 2020

A Neurociência e a Psicologia Cognitiva se ocupam de entender a aprendizagem, mas têm diferentes focos. A primeira faz isso por meio de experimentos comportamentais e do uso de aparelhos como os de ressonância magnética e de tomografia, que permitem observar as alterações no cérebro durante o seu funcionamento. A segunda, considera o papel do cérebro, mas foca nos significados, nas subjetividades para explicar como os indivíduos percebem, interpretam e utilizam os conhecimentos adquiridos. As duas áreas permitem entender de forma abrangente o desenvolvimento da criança. Algumas conclusões neurocientíficas, ligadas à aprendizagem, dialogam diretamente com a Psicologia e a Pedagogia. Por exemplo, quanto à Memória, a Neurociência diz que a ativação de circuitos ou redes neurais se dá em sua maior parte por associação: uma rede é ativada por outra e assim sucessivamente. Para a Educação, esse fato se relaciona à ideia de que aprender não é só memorizar informações.

É também preciso saber:
Matheus Fernandes
Por Matheus Fernandes em 07/01/2025 20:00:50🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: c)

A Neurociência e a Psicologia Cognitiva são áreas que se dedicam a compreender a aprendizagem, porém com abordagens diferentes. Enquanto a Neurociência utiliza experimentos comportamentais e equipamentos como ressonância magnética e tomografia para observar as alterações cerebrais durante o funcionamento, a Psicologia Cognitiva foca nos significados e subjetividades para explicar como os indivíduos percebem, interpretam e utilizam os conhecimentos adquiridos.

Ambas as áreas são fundamentais para compreender o desenvolvimento infantil de forma abrangente. A Neurociência, por exemplo, destaca que a ativação de circuitos neurais ocorre principalmente por associação, ou seja, uma rede neural é ativada por outra e assim sucessivamente. Isso tem reflexos na área da Educação, pois evidencia que aprender vai além da simples memorização de informações.

Além disso, é importante considerar que, para uma aprendizagem significativa, é necessário relacionar, ressignificar e refletir sobre os conhecimentos adquiridos. Portanto, a alternativa correta é a letra c) relacioná-las, ressignificá-las e refletir sobre elas.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.