Questões Direito Constitucional Da Nacionalidade

Responda:


Q670472 | Direito Constitucional, Da Nacionalidade, Assistente Administrativo, CRMV AM, Quadrix, 2020

Texto associado.
      Helmer  e  Lindy,  estrangeiros,  casados,  estavam  a  serviço  de  seu  país  no  Brasil.  Lindy,  grávida  de  oito meses,  teve uma intercorrência médica, sendo necessário realizar o  parto na cidade de Manaus?AM. O filho nasceu saudável e foi  batizado com o nome de Carlos, posteriormente indo morar  no país de seus pais.  
      Anos depois, quando já havia atingido a maioridade civil, Carlos resolveu retornar ao Brasil, onde conheceu Ana,  brasileira nata, com quem se casou.           
     O  casal  Carlos  e  Ana  retornou  ao  país  dos  pais  de  Carlos e lá teve um filho, chamado João. 

Com base  nesse  caso  hipotético  e  na  Constituição  Federal   de 1988, julgue o item.


Caso seja registrado em repartição brasileira competente ou venha a residir na República Federativa  do Brasil e opte, em qualquer tempo, depois de atingida  a maioridade, pela nacionalidade brasileira, João poderá  ser considerado como brasileiro nato.

Camila Duarte
Por Camila Duarte em 16/01/2025 05:28:35🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: a) Certo

Com base no caso apresentado, e considerando a Constituição Federal de 1988, podemos afirmar que João, filho de Carlos e Ana, poderá ser considerado brasileiro nato caso seja registrado em repartição brasileira competente ou venha a residir na República Federativa do Brasil e opte, em qualquer tempo, depois de atingida a maioridade, pela nacionalidade brasileira.

Isso está de acordo com o artigo 12, inciso I, alínea "c" da Constituição Federal, que estabelece que são brasileiros natos os nascidos no estrangeiro de pai brasileiro ou mãe brasileira, desde que sejam registrados em repartição brasileira competente e venham a residir na República Federativa do Brasil.

Portanto, a afirmativa está correta.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.