Questões Português Concordância Verbal e Nominal

Assinale a alternativa que preenche corretamente as la...

Responda: Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas acima, na ordem em que aparecem no texto.


Q672510 | Português, Concordância Verbal e Nominal, Analista Legislativo, Câmara de Curitiba PR, FUNPAR NC UFPR, 2020

Texto associado.
 [...] Em suma, a política está colérica e os relacionamentos nas redes sociais ou mesmo fora delas são o seu retrato mais bem acabado. Um triste retrato de chorar lágrimas de esguicho. No ambiente amistoso ou não das mesas de bar não falávamos o que regurgitamos nesses ambientes.
Conforme questionava Monteiro Lobato em A luz do baile, “como (o que mudou), se era a mesma gente?”. [...] É necessário que ____________ ao inferno do autoconhecimento e ____________ a própria alma. É preciso que ____________ ao outro o que ____________ de receber. Mas nem as crianças, nem os idosos, nem os desvalidos, nem sequer o luto dos que sofrem, expressão máxima da dignidade humana, são respeitados mais. A urgência deve ser o amor ao próximo, não o ódio sem proximidade. A reação é do instinto humano, mas no ambiente álgido de hoje muitos contra-atacam sem serem importunados pelo simples prazer de atingir alguém. Ou mesmo por puro comportamento de manada – uma maneira estranha de ser aceito ou mesmo aplaudido em suas bolhas, em geral, formada por pessoas que abominam o contraditório. [...]

(Disponível em: https://istoe.com.br/o-maniqueismo-que-nos-alimenta--e-o-amor-que-nos-falta/. Adaptado.)
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas acima, na ordem em que aparecem no texto.
Marcos de Castro
Por Marcos de Castro em 03/01/2025 13:42:25🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: c)

No trecho apresentado, o autor faz uma reflexão sobre a falta de amor ao próximo e a prevalência do ódio e da intolerância nas relações sociais. Para preencher corretamente as lacunas, devemos observar os verbos que estão sendo utilizados e a concordância verbal.

Assim, as lacunas devem ser preenchidas da seguinte forma:

- "desçamos" ao inferno do autoconhecimento e
- "desvelemos" a própria alma.
- É preciso que "ofereçamos" ao outro o que "gostaríamos" de receber.

Portanto, a alternativa correta que preenche as lacunas de forma adequada é a letra c).
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.