Questões Português Sintaxe 43 Concordância Verbal e Nominal

Responda: Assinale a alternativa que represente utilização do verbo&nbs...


Q675385 | Português, Sintaxe 43 Concordância Verbal e Nominal, Técnico de Enfermagem, IAPEN AC, IBADE, 2020

Texto associado.
Texto 1


A urgência da responsabilidade afetiva em tempos digitais


Desenvolver empatia com os sentimentos nossos e dos outros é imprescindível

Há uma piadinha sendo compartilhada na internet que resume bem o conceito de empatia e reciprocidade no relacionamento. “Essa boquinha aí só beija ou também tem responsabilidade afetiva, deixa tudo claro desde o início e não dá corda só para alimentar o ego?”, diz o meme, que mostra como esse termo vem se popularizando. Ele é recorrente também em textos e vídeos e está relacionado ao modo como nossas palavras, ações e omissões afetam as pessoas.

Ter responsabilidade afetiva é ser sincero sobre o que você sente pela pessoa com quem está se relacionando e o que espera dessa troca. Trata-se daquela velha máxima do clássico O Pequeno Príncipe, do francês Antoine de SaintExupéry, em que a raposa diz ao personagem-título: “És responsável por aquilo que cativas”. Trazendo o que foi escrito pelo autor lá em 1945 para os dias de hoje, seria como contar para a pessoa que você conheceu em um aplicativo de relacionamento, por exemplo, que está à procura de relações casuais. Ou não fazer promessas (como viagens, encontros, conhecer a família) que sabe que não vão acontecer.

“Essa é uma situação de colapso da responsabilidade afetiva, a de se colocar em um número maior de relações do que você pode conduzir. Inevitavelmente, alguém vai se machucar nessa história”, afirma Christian Dunker, autor do livro A Reinvenção da Intimidade: Políticas do Sofrimento Cotidiano (Ubu Editora). Se alguém está saindo com duas (ou mais) pessoas ao mesmo tempo, existe a chance de desenvolver um sentimento mais profundo, uma intimidade maior, por alguém. Por esse motivo, todos os envolvidos em uma relação precisam estar cientes dos riscos para escolher se querem corrê-los ou não.


(Fonte:https://claudia.abril.com.br/sua-vida/a-urgencia-deresponsabilidade-afetiva-em-tempos-digitais/, acesso em janeiro de 2020,
por Bárbara dos Anjos Lima e Fernanda Colavitti)
Assinale a alternativa que represente utilização do verbo haver em norma-padrão sobre teoria de concordância verbal:
Matheus Fernandes
Por Matheus Fernandes em 16/01/2025 02:48:29🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: d)

O verbo "haver" é impessoal, ou seja, não possui sujeito. Na norma-padrão da língua portuguesa, o verbo "haver" é utilizado no sentido de existir, ocorrer, acontecer, entre outros, e deve concordar com o sujeito da oração quando este vier especificado. Vamos analisar cada alternativa:

a) "Haviam promessas que não foram cumpridas." - O verbo "haviam" está no plural, porém o verbo "haver" deve concordar com o sujeito "promessas", que está no plural. Portanto, a concordância está correta.

b) "Devem haver o compromisso de fidelidade e de lealdade um para com o outro no par." - Neste caso, o sujeito "o compromisso" está no singular, portanto o verbo "haver" deve concordar com ele, ficando "deve haver". A concordância está correta.

c) "Hás tristezas a superar após o término." - O verbo "hás" está incorreto, pois "haver" não deve concordar com o sujeito "tristezas". O correto seria "Há tristezas a superar após o término."

d) "Deve haver concessões entre os participantes de uma relação." - Neste caso, o verbo "haver" está corretamente conjugado no singular, concordando com o sujeito "concessões". A concordância está correta.

e) "Houveram sentimentos complexos e ambíguos entre os casais." - O verbo "houveram" está incorreto, pois "haver" não deve concordar com o sujeito "sentimentos". O correto seria "Houve sentimentos complexos e ambíguos entre os casais."

Portanto, a alternativa correta que representa a utilização correta do verbo "haver" em norma-padrão sobre teoria de concordância verbal é a letra d) "Deve haver concessões entre os participantes de uma relação."
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.