Leia o TEXTO 5 para responder à questão.
TEXTO 5
Quando a escola pública era para poucos, era boa só para esses poucos. Agora que é de todos, principalmente para os mais pobres, ela precisa ser apropriada para esse novo público, ela deve ser de qualidade sociocultural. Isso significa investir nas condições que possibilitam essa nova qualidade que inclui transporte, saúde, alimentação, vestuário, cultura, esporte e lazer. Não basta matricular os pobres na escola (inclusão). É preciso matricular com eles, também, a sua cultura, seus desejos, seus sonhos, a vontade de “ser mais” (Freire). É preciso matricular o projeto de vida desses novos alunos numa perspectiva ética, estética e ecopedagógica. A educação integral precisa visar à qualidade sociocultural da educação, que é sinônimo de qualidade integral.
GADOTTI, Moacir. Qualidade na educação: uma nova abordagem. São Paulo: Editora e Livraria Paulo Freire, 2010, p. 9.
Considerando o TEXTO 5 e a reflexão que faz sobre a permanência e o êxito dos estudantes, bem como o Parecer CNE/CEB nº 7 de 7 de abril de 2010, marque a alternativa correta no que diz respeito à qualidade da escola.
a) A permanência do estudante na escola é um desafio a ser assumido por todos os sujeitos que integram o processo educativo, uma vez que a oportunidade de acesso, por si só, é insuficiente para a inserção no mundo do conhecimento.
b) A instituição da Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica tem por finalidade organizar a formação inicial e continuada de professores do magistério para as redes públicas de educação. Tal
c) Política deverá ser realizada por União, estados, Distrito Federal e municípios, sendo dispensado o regime de colaboração entre os entes federativos para esse fim.
d) Fluxos migratórios e demais variáveis externas que se refletem no processo educativo não devem ser considerados, sendo irrelevante a criação de processos gerenciais que busquem garantir a permanência discente nesses casos.O conceito de qualidade na escola remete tanto à qualidade pedagógica quanto à qualidade política, demandando compromisso com a permanência do estudante na escola e com o sucesso e valorização dos profissionais da educação. Ambas as qualidades são autônomas e não se interpenetram no processo didático-pedagógico.
e) A escola de qualidade social adota como centralidade o diálogo, a colaboração, os sujeitos e as aprendizagens, dispensando, todavia, a realização de parcerias com outros órgãos, tais como os de assistência social, desenvolvimento e direitos humanos, entre outros, uma vez que fugiria de suas atribuições.