Questões Português Concordância Verbal e Nominal

Está em conformidade com as regras de concordância verbal ou nominal da língua, a alter...

Responda: Está em conformidade com as regras de concordância verbal ou nominal da língua, a alternativa: 


Q691867 | Português, Concordância Verbal e Nominal, Assistente Social, Prefeitura de Osasco SP, VUNESP

Texto associado.
Leia o texto para responder às questões de números 01 a 08. 
        A capacidade de apagar a própria conta do Facebook e a audácia de gabar-se disso não se devem a uma suposta superioridade intelectual, mas a condições privilegiadas. Para milhões de pessoas fora da América do Norte e Europa Ocidental, a realidade é outra: o Facebook é a internet. Quando se apaga a conta, é como se o indivíduo se retirasse para as profundezas escuras da selva. 
        A maioria dos usuários ocidentais de redes sociais provavelmente não tem consciência da extensão com que o Facebook permeia o cotidiano de outros países. Escrevo em Kiev, capital da Ucrânia, onde meu plano local de telefonia celular inclui acesso gratuito ao Facebook, ao Facebook Messenger e às suas subsidiárias, WhatsApp e Instagram, entre outros serviços. 
        Na Ucrânia, cada vez mais, a plataforma se torna a rede social para todos os fins. Enquanto americanos usam o e-mail para sua correspondência profissional e o LinkedIn para contatos profissionais, os ucranianos se valem do Facebook também para essas finalidades, incluindo todas as suas credenciais e filiações profissionais em seu perfil. 
        A situação na Ucrânia é algo que provavelmente é familiar aos brasileiros, onde as operadoras de celular também oferecem acesso gratuito às plataformas de rede social. Informa-me por e-mail minha colega Anna Prusa, do Brazil Institute do Wilson Center, que, assim como ocorre na Ucrânia, “Facebook e WhatsApp são fundamentais no que se refere à comunicação entre os brasileiros, desde grupos de família até comunicações profissionais.” 
        Com o acesso ao celular tornando-se onipresente, mais pessoas hoje fazem uso quase exclusivamente de serviços baseados na internet. Mais de 83% dos brasileiros fizeram uma chamada de vídeo ou voz no ano passado por meio de algum aplicativo da internet.
(Nina Jankowicz. Abandonar o Facebook é mais fácil para países ricos.
www1.folha.uol.com.br, 18.05.2019. Adaptado)
Está em conformidade com as regras de concordância verbal ou nominal da língua, a alternativa: 
Usuário
Por FABIO PEREIRA DA SILVA em 29/05/2023 19:27:19
A alternativa a) está em conformidade com as regras de concordância verbal e nominal da língua.
A alternativa b) está incorreta. A concordância verbal correta seria "São muitos os brasileiros que, em algum momento, fizeram pelo menos uma chamada de vídeo."
A alternativa c) está incorreta. A concordância nominal correta seria "Há planos de internet que são muito mais caros do que comer fora todos os dias do mês."
A alternativa d) está incorreta. A concordância verbal correta seria "O e-mail acaba sendo usado quando é necessário enviar bastantes documentos."
A alternativa e) está incorreta. A concordância verbal correta seria "Chamadas de voz e ligações convencionais são feitas diariamente por cidadãos e empresas."
Usuário
Por Mona dos Santos em 04/03/2024 17:49:13
A alternativa (A) está correta, pois o sujeito formado pelas expressões partitiva "boa parte de", "a maior parte de", "uma porção de", "a maioria de", o verbo poderá ir para o singular ou plural.
leia assim "a maior parte dos usuários que usam a internet já a utilizaram/ utilizou............ o verbo aqui é utilizar.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.