As ferramentas de corte, utilizadas nos processos de usinagem, se destacam por apresentarem elevada dureza e resistência ao desgaste. No entanto, mesmo que a peça de trabalho apresente baixa dureza e resistência mecânica, a ferramenta de corte sofrerá um processo de desgaste que, cedo ou tarde, exigirá sua substituição. Neste contexto, qual das afirmativas a seguir é incorreta.
a) Avaria é um dos fenômenos que promovem a perda de eficácia, na usinagem, de uma ferramenta de corte, e ocorre de maneira repentina e inesperada, causada pela quebra, lascamento ou trinca da aresta de corte, sendo de origem térmica e mecânica.
b) O desgaste de uma ferramenta de corte é caracterizado pela mudança de sua forma original durante o corte, resultante da perda gradual de material. As formas de desgaste que a ferramenta pode apresentar são decorrentes dos mecanismos de adesão, oxidação, abrasão e difusão.
c) O fenômeno de deformação plástica de uma ferramenta é verificado pela mudança da geometria da aresta de corte, pelo deslocamento de material que, em casos extremos, pode levar à total destruição da cunha cortante.
d) O desgaste de uma ferramenta de corte evolui com o tempo. Sendo apresentada no primeiro estágio, uma taxa de desgaste constante ao longo do tempo. Seguido de um segundo estágio onde acontece o início de uma aceleração no desgaste, aumentando acentuadamente a taxa e promovendo, em curto espaço de tempo, a quebra da ferramenta, caso o corte tenha continuidade dentro desse estágio. E o terceiro estágio ocorre, desde que haja uma interrupção no corte, de forma a apresentar uma taxa de desgaste decrescente, natural de adequação ao sistema tribológico envolvido.