Questões Legislação de Trânsito CTB

Alguns fatores diminuem a concentração e retardam os reflexos na condução do veículo. A...

Responda: Alguns fatores diminuem a concentração e retardam os reflexos na condução do veículo. A ação que deve ser evitada, pois pode afetar a concentração do condutor, é:


Q697706 | Legislação de Trânsito CTB, Renovação da Habilitação, Detran RJ, 2021

Alguns fatores diminuem a concentração e retardam os reflexos na condução do veículo. A ação que deve ser evitada, pois pode afetar a concentração do condutor, é:
Matheus Fernandes
Por Matheus Fernandes em 03/01/2025 14:43:46🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: d)

Conversar ao celular, mesmo no modo viva-voz, pode afetar a concentração do condutor e retardar seus reflexos na condução do veículo. Isso acontece porque a conversa ao telefone pode desviar a atenção do motorista, tornando-o menos atento aos possíveis perigos no trânsito.

Essa prática é considerada uma das principais causas de acidentes de trânsito, por isso é importante evitar conversar ao celular enquanto dirige, mesmo que seja no modo viva-voz.

Essa orientação está de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (Lei nº 9.503/1997), que proíbe o uso de celular ao volante, exceto quando o veículo estiver parado em local seguro.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.