Questões Direito Penal Homicídio

João ministra veneno a Maria, em dose apta a causar-lhe ...

Responda: João ministra veneno a Maria, em dose apta a causar-lhe a morte, pois ela iria informar à autoridade policial que João havia mantido relação sexual incestuosa e conse...


Q700359 | Direito Penal, Homicídio, Juiz Substituto, TJ RJ, VUNESP

João ministra veneno a Maria, em dose apta a causar-lhe a morte, pois ela iria informar à autoridade policial que João havia mantido relação sexual incestuosa e consentida com a filha dele, de 16 anos. Antes que o resultado se efetive, João socorre Maria, levando-a a um pronto- -socorro. Lá, o médico de plantão deixa de atender Maria, sob a única razão de estar almoçando. Maria, que seria salva caso o médico interviesse, morre. Diante desse cenário, que admite múltiplas qualificações jurídicas, assinale a alternativa que melhor se adeque à espécie.
Camila Duarte
Por Camila Duarte em 12/01/2025 19:40:42🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: b)

Nesse caso, João cometeu homicídio qualificado, pois agiu com a intenção de matar Maria ao ministrar veneno a ela. Já o médico cometeu o crime de omissão de socorro, pois deixou de prestar atendimento a Maria, o que poderia tê-la salvo. A omissão de socorro é prevista no artigo 135 do Código Penal Brasileiro.

Além disso, a pena do médico pode ser triplicada pelo resultado morte, de acordo com o artigo 121, § 4º, do Código Penal, que trata do homicídio qualificado. Portanto, a alternativa que melhor se adequa à situação é a letra b).
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.