Questões Direito Penal Crimes contra a administração pública

Responda: Tício, fu...


Q712385 | Direito Penal, Crimes contra a administração pública, Procurador Legislativo, Câmara de São Miguel Arcanjo SP, VUNESP

Tício, funcionário público, por equívoco da pessoa responsável pelo setor de recursos humanos, igualmente funcionário público, por três meses, recebeu benefício financeiro indevido acrescido a seus vencimentos. Tício não tinha conhecimento da irregularidade, já que acreditava verdadeiramente fazer jus ao benefício. Verificado o erro pela administração pública, uma vez notificado, Tício prontamente devolveu todo o valor recebido, mas ingressou com ação judicial visando manter o benefício.


Diante da situação hipotética, assinale a alternativa correta.

Gabarite Concurso
Por Gabarite Concurso em 20/01/2025 22:52:35🎓 Equipe Gabarite
A situação descrita apresenta um equívoco no pagamento de benefício financeiro a Tício, funcionário público, por parte da administração pública. Tício, de boa-fé, acreditava ter direito ao benefício e não tinha conhecimento da irregularidade no pagamento.

Ao perceber o erro, Tício prontamente devolveu o valor recebido, porém ingressou com uma ação judicial buscando manter o benefício.

Diante desse contexto, é importante analisar a conduta de Tício à luz do Código Penal Brasileiro.

Gabarito: c) Tício não praticou qualquer crime.

Explicação: No caso apresentado, Tício agiu de boa-fé, sem a intenção de cometer qualquer crime. Ele não tinha conhecimento da irregularidade no pagamento do benefício e, ao ser notificado, devolveu o valor recebido. Portanto, não há elementos que configurem a prática de crime por parte de Tício, sendo sua conduta pautada pela boa-fé e pela correção ao restituir o valor indevidamente recebido.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.