Questões Conhecimentos Gerais e Atualidades Santa Catarina

"Caboclos desalojados de suas terras, operários sem emprego, pequenos proprietários ...

Responda: "Caboclos desalojados de suas terras, operários sem emprego, pequenos proprietários e fazendeiros receberiam uma espécie de ajuda dos céus, ou seja, a presença dos Monges". "O primeiro d...


Q724974 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Santa Catarina, Administrador, BADESC SC, FEPESE

"Caboclos desalojados de suas terras, operários sem emprego, pequenos proprietários e fazendeiros receberiam uma espécie de ajuda dos céus, ou seja, a presença dos Monges".

"O primeiro deles chamava-se João Maria de Agostini, um italiano peregrino de aproximadamente cinqüenta anos. [...] Descrito como uma figura de longas barbas brancas, vestido com simplicidade, nas mãos carregava um livro de orações".

"Nos últimos dias de 1913, o reduto do Quadro Santo de Taquaruçu do Bom Jesus foi atacado. O desconhecimento do terreno da luta e os desgastes físicos do deslocamento impediram a tomada de Taquaruçu no primeiro ataque. Dois meses mais tarde, 750 soldados fortemente armados voltariam para alcançar sucesso. Tiros de canhões e metralhadoras arrasariam os casebres e a igreja. As rezas e os cânticos acompanhados de toques de tambores e vivas a José Maria não foram suficientes para salvá-los".

MURARO, Valmir. História de Santa Catarina para ler e contar. Florianópolis: Cuca Fresca, 2003. Páginas 83 e 85.

O texto acima relata episódios de um conflito de largas proporções ocorrido em Santa Catarina. Qual foi?

Marcos de Castro
Por Marcos de Castro em 30/01/2025 02:31:21🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: a)

O texto acima relata episódios da Guerra do Contestado, um conflito de largas proporções ocorrido na região sul do Brasil, entre os estados de Santa Catarina e Paraná, no início do século XX.

A Guerra do Contestado foi um movimento armado liderado por líderes religiosos e populares, que reivindicavam melhores condições de vida e posse de terras. O conflito envolveu diversos confrontos entre os rebeldes e as forças militares do governo, resultando em muitas mortes e destruição.

O líder religioso mencionado no texto, João Maria de Agostini, foi uma figura importante nesse contexto, sendo considerado um profeta pelos seus seguidores.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.