Questões Conhecimentos Bancários Banco Central

Visando dar mais transparência às relações entre os bancos e seus clientes bem como ...

Responda: Visando dar mais transparência às relações entre os bancos e seus clientes bem como proteger o cliente bancário, foi instituído o Código de Defesa do Consumidor Bancário. Até então, cada banco t...


Q726352 | Conhecimentos Bancários, Banco Central, Escriturário, Banco do Brasil, CESPE CEBRASPE

Visando dar mais transparência às relações entre os bancos e seus clientes bem como proteger o cliente bancário, foi instituído o Código de Defesa do Consumidor Bancário. Até então, cada banco tinha a sua maneira de interpretar o Código de Defesa do Consumidor — o que era aceito por uns não era aceito por outros. Resultado de estudos do BACEN enriquecidos com sugestões provenientes de processo de audiência pública, esse código também busca resolver os conflitos de interesses entre bancos e clientes. Acerca desse código e de suas modificações posteriores, julgue os itens subseqüentes.

Os dados constantes dos cartões magnéticos emitidos pelas instituições financeiras devem ser obrigatoriamente impressos em alto relevo.

Rodrigo Ferreira
Por Rodrigo Ferreira em 15/01/2025 01:12:04🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: b)

O Código de Defesa do Consumidor Bancário não estabelece a obrigatoriedade de os dados constantes dos cartões magnéticos emitidos pelas instituições financeiras serem impressos em alto relevo. Na verdade, o código busca proteger os direitos e interesses dos clientes bancários, estabelecendo regras e diretrizes para as relações entre bancos e consumidores, mas não especifica detalhes técnicos como a forma de impressão dos dados nos cartões magnéticos.

Portanto, a afirmativa de que os dados devem ser obrigatoriamente impressos em alto relevo está incorreta.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.