Questões Direito Penal

Uma empregada doméstica, percebendo que os proprietários encontravam-se na cama, sorrat...

Responda: Uma empregada doméstica, percebendo que os proprietários encontravam-se na cama, sorrateiramente, tranca a porta do quarto com chave pelo lado de fora, impedindo-os de acessar outros cômodos da res...


Q7764 | Direito Penal, Oficial da Polícia Militar, Polícia Militar MG

Uma empregada doméstica, percebendo que os proprietários encontravam-se na cama, sorrateiramente, tranca a porta do quarto com chave pelo lado de fora, impedindo-os de acessar outros cômodos da residência. Imediatamente, permite a entrada de dois comparsas que, durante 10 (dez) minutos, passam a recolher todos os objetos de valor que conseguem transportar em duas mochilas grandes de costa. Os proprietários levantam com o barulho e ao tentarem sair do quarto percebem estar trancados naquele ambiente, quando passam a chamar pela empregada que, todavia, ignora deliberadamente o chamado, abandona o emprego com os demais membros do grupo, após a empreitada criminosa. Pela janela da casa, conseguem chamar um vizinho que, adentra ao imóvel e destranca a porta do cômodo. Após saírem do quarto, os proprietários percebem o desaparecimento de vários objetos de valor, bem como a ausência da empregada. A polícia foi acionada, sendo registrada ocorrência com codificação principal de:
Usuário
Por henrique aguilar em 22/09/2015 18:11:56
Nesse caso seria roubo porque a empregada teve contato com os proprietários mantendo eles em um local presos.
Marcos Albino
Por Marcos Albino em 28/02/2017 23:39:07
Mas para configurar roubo , tem que haver uma grave ameaça ou violência ..eles estavam trancados achei estranho esta questão ....eu coloquei letra B Furto ...
Usuário
Por danila da silva oliveira em 06/03/2017 10:03:43
Eu tbm acho que é furto,pois para caracterizar roubo,precisa da grave ameaça
SHEINE DE OLIVEIRA marinho
Por SHEINE DE OLIVEIRA marinho em 19/05/2017 19:00:23
concordo com o roubo por mais que não teve a violência ou grave ameaça, mas foi reduzido à impossibilidade de resistência para subtrair a coisa.
Usuário
Por Camila Carvalho de Oliveira em 18/11/2017 15:32:31
Nao houve roubo pelo simples fato de nao ter havido violencia ou grave ameaca, os donos da casa seuqer sabiam que estavam levando seus pertences. Ou seja, eles nem imaginam o que estava acontecendo. Como pode ser roubo? Eh furto qualificado, pela confianca q depositavam na empregada e por ser noite,
Laercio Reiff junior
Por Laercio Reiff junior em 18/03/2018 17:43:58
Art. 157 - Subtrair coisa móvel alheia, para si ou para outrem, mediante grave ameaça ou violência a pessoa, ou depois de havê-la, por qualquer meio, reduzido à impossibilidade de resistência:

Está correta a questão. Aplica-se ao caso de impossibilidade de resistência por qualquer outro meio (no caso, impedidos pelo trancamento em um cômodo).

Usuário
Por wanderson em 27/04/2018 22:17:26
Gabarito correto
Usuário
Por Paulo Cesar da Silva de Melo em 22/06/2018 00:34:32
para ser roubo teria que ter participação de pessoa fisica no local.
Gabarite Concurso
Por Gabarite Concurso em 31/03/2025 07:40:59🎓 Equipe Gabarite
Gabarito a)

ARTIGO 157 DO CODIGO PENAL

Subtrair coisa móvel alheia, para si ou para outrem, mediante grave ameaça ou violência a pessoa, ou DEPOIS DE HAVE-LA, POR QUALQUER MEIO, REDUZIDO A IMPOSSIBILIDADE DE RESISTÊNCIA.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.