Questões Fisioterapia Fisioterapia Geral

Um paciente do gênero masculino de 46 anos de idade, empresário e praticante de corr...

Responda: Um paciente do gênero masculino de 46 anos de idade, empresário e praticante de corrida (maratonista), foi encaminhado para tratamento fisioterapêutico após diagnóstico de bursite trocantérica à...


Q798979 | Fisioterapia, Fisioterapia Geral, Médico Residente, Escola Superior de Ciências da Saúde DF, IADES

Um paciente do gênero masculino de 46 anos de idade, empresário e praticante de corrida (maratonista), foi encaminhado para tratamento fisioterapêutico após diagnóstico de bursite trocantérica à direita, confirmado pelo médico responsável por meio do exame clínico e de ressonância nuclear magnética. Esse paciente já havia sido atendido anteriormente por outro serviço de fisioterapia, no qual foram realizadas 10 sessões com condutas analgésicas e anti-inflamatórias com remissão do quadro álgico; porém, ao retornar à atividade de corrida, houve recidiva do sintoma de dor no quadril. Ao exame clínico fisioterapêutico, foi constatado Trendelemburg positivo à direita e, na história pregressa coletada durante anamnese, foi relatada cirurgia prévia de reconstrução do ligamento cruzado anterior com enxerto do terço central do tendão patelar do joelho ipsilateral, há 10 anos, e o paciente relatava joelho estável e sem sintomas de dor.

Considerando o caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.

O diagnóstico de bursite trocantérica poderia ser duvidoso nesse paciente, pois, por ser maratonista e gerar sobrecarga de treino, poderia desenvolver uma dor muscular tardia em razão do acúmulo de metabólicos como o ácido lático.
David Castilho
Por David Castilho em 15/01/2025 21:21:17🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: b)

No caso clínico apresentado, o paciente foi diagnosticado com bursite trocantérica à direita, confirmado por exame clínico e ressonância nuclear magnética. A bursite trocantérica é uma condição caracterizada pela inflamação da bursa trocantérica, localizada na região lateral do quadril.

A dor muscular tardia, por sua vez, é uma condição comum em atletas, como maratonistas, e ocorre devido ao acúmulo de metabólitos como o ácido lático nos músculos após um esforço intenso. No entanto, a dor muscular tardia não está relacionada à bursite trocantérica, que é uma condição específica do quadril.

Portanto, o diagnóstico de bursite trocantérica não seria duvidoso nesse paciente, uma vez que os sintomas e exames realizados confirmaram essa condição, não estando relacionada à dor muscular tardia causada pelo ácido lático.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.