Questões Legislação e Decretos Decreto n 5452 1943 Aprova a Consolidação das Leis do Trabalho

Por serem necessários conhecimentos específicos, uma empresa que atua na venda e man...

Responda: Por serem necessários conhecimentos específicos, uma empresa que atua na venda e manutenção de equipamentos hospitalares contratou como empregado um técnico de nacionalidade finlandesa, firmando...


Q805133 | Legislação e Decretos, Decreto n 5452 1943 Aprova a Consolidação das Leis do Trabalho, Técnico Judiciário, Tribunal Regional do Trabalho 6a Região, CESPE CEBRASPE

Por serem necessários conhecimentos específicos, uma empresa que atua na venda e manutenção de equipamentos hospitalares contratou como empregado um técnico de nacionalidade finlandesa, firmando o contrato no país de origem daquele técnico. Esse empregado foi lotado em uma filial da empresa localizada na cidade de João Pessoa – PB; porém ele prestou serviços apenas na cidade de Recife – PE. Após a terminação do contrato, houve a recusa do empregado no recebimento de parcelas rescisórias, e foi movida uma ação de consignação em pagamento, com valor da causa estipulado em montante equivalente a cem salários mínimos. Essa ação foi originalmente proposta perante uma das varas do trabalho localizadas em Recife – PE.

Considerando a situação hipotética apresentada acima, julgue os itens seguintes.

Se, na situação descrita acima, não houvesse sido movida ação de consignação pelo empregador, mas sim reclamatória trabalhista pelo empregado, tal fato determinaria o deslocamento da competência territorial para o exame do feito.

Usuário
Por Maira Larissa em 04/02/2025 17:02:18
✅ **Certo.**

A competência territorial na Justiça do Trabalho está prevista no **art. 651 da CLT**, que estabelece que a ação deve ser proposta no local onde o empregado **prestou os serviços**.

No caso apresentado, o empregado **prestou serviços em Recife – PE**, então a **ação de consignação em pagamento** foi corretamente ajuizada lá.

Porém, se fosse o empregado quem tivesse movido uma **reclamatória trabalhista**, o **foro competente poderia ser alterado**. Isso porque o empregado pode optar por ingressar com a ação no local da prestação de serviços **ou** no domicílio do reclamante, caso seja mais conveniente para ele.

### **Base legal:**
- **Art. 651 da CLT, caput:** "A competência das Juntas de Conciliação e Julgamento [Varas do Trabalho] é determinada pela localidade onde o empregado **presta serviços** ao empregador, ainda que tenha sido contratado em outro local ou no estrangeiro."
- **Súmula 33 do TST:** "A competência territorial para a ação trabalhista é, **em regra**, do local da prestação de serviços."

Portanto, a afirmativa está **correta**, pois se fosse o empregado quem movesse a ação, a competência **poderia ser deslocada** para outra localidade, como seu domicílio, caso ele assim optasse.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.