O planejamento urbano tem como objetivos a cidade ideal, a ocupação harmônica e integrada das áreas urbanas, o progresso, o desenvolvimento das cidades, de modo a incluir todas as pessoas, independentemente do nível socioeconômico. Para atingir estes objetivos, especialistas em planejamento urbano no Brasil têm proposto, nos últimos anos, novos usos do solo urbano, por exemplo,
a) a ampliação das zonas estritamente residenciais, com vistas a separar os usos de solo urbano de modo que um não interfira no outro.
b) a implantação de sistemas radiais centro-bairro de transporte coletivo para resgatar a vocação centralizadora de oferta de serviços nos centros urbanos.
c) o adensamento urbano, para diminuir o espraiamento das cidades e o aumento dos custos com transporte coletivo, saneamento básico, pavimentação, eletrificação etc.
d) a limitação de construção de prédios com usos mistos, como forma de aumentar a qualidade de vida dos moradores e diminuir problemas ligados à poluição sonora, segurança etc.
e) a construção de novos bairros de estilo ?cidadejardim?, para incentivar a arborização e a ampliação das calçadas para pedestres.