Assinale a alternativa que apresenta a conduta ética e técnica do médico do trabalho diante de um trabalhador, exposto acidentalmente a material biológico (sangue) de paciente, durante coleta sanguinea, cirurgia ou manuseio de material pontiagudo ou cortante, utilizados em procedimentos médico-cirúrgicos.
a) Fazer assepsia local; informar os riscos ao trabalhador; emitir a CAT; iniciar quimioprofilaxia; acompanhar a soroconversão e reabrir a CAT a qualquer momento.
b) Fazer assepsia local; informar os riscos ao trabalhador; fazer a notificação do acidente; acompanhar a soroconversão e reabrir a CAT a qualquer momento.
c) Informar os riscos ao trabalhador; emitir a CAT; fazer assepsia local; realizar os testes anti-HIV; anti-HBC-IGM e HBsAg, sob concordância do acidentado, iniciar imediatamente a quimioprofilaxia, encerrando o caso se os exames forem negativos.
d) Fazer assepsia local; informar os riscos ao trabalhador; emitir a CAT; realizar os exames anti-HIV, HBsAg, anti-HBCIGM, anti-HBs e anti-HCV, sob concordância do acidentado, iniciar quimioprofilaxia e realizar acompanhamento laboratorial, após 6, 12 semanas e 6 meses, encerrando o caso se os exames forem negativos.
e) Fazer assepsia local; informar os riscos ao trabalhador; emitir a CAT; realizar os exames anti-HIV, HBsAg, anti-HBCIGM, anti-HBs e anti-HCV, sob concordância do acidentado, iniciar quimioprofilaxia e realizar acompanhamento laboratorial aos 3, 6 e 12 meses, encerrando o caso se os exames forem negativos.