Questões Pedagogia Legislação da Educação

No Atendimento Educacional Especializado – AEE para o aluno com...

Responda: No Atendimento Educacional Especializado – AEE para o aluno com deficiência auditiva/surdez, o professor especializado deverá atender as suas especificidades sempre em colab...


Q831829 | Pedagogia, Legislação da Educação, Prefeitura de São Bento do Sul SC Professor de Educação Especial Não habilitado, OMNI, 2021

No Atendimento Educacional Especializado – AEE para o aluno com deficiência auditiva/surdez, o professor especializado deverá atender as suas especificidades sempre em colaboração com o professor da escola comum, com os demais profissionais e com a família. Analise as afirmativas abaixo sobre algumas funções do professor especialista de AEE e marque verdadeiro (V) ou falso (F):
( ) Identificar, elaborar, produzir e organizar serviços, recursos pedagógicos, de acessibilidade e estratégias considerando as necessidades específicas dos alunos público-alvo da Educação Especial. ( )Elaborar e executar plano de Atendimento Educacional Especializado, avaliando a funcionalidade e a aplicabilidade dos recursos pedagógicos e de acessibilidade. ( ) Utilizar todas as formas de linguagens e expressões para estabelecer a melhor comunicação possível, falar as palavras bem articuladas de frente para o aluno em intensidade média, apoiar sua explicação em imagens ou objetos concretos. ( ) Estabelecer articulação com os professores da sala de aula comum, visando à disponibilização dos serviços, dos recursos pedagógicos e de acessibilidade e das estratégias que promovem a participação dos alunos nas atividades escolares.
Assinale alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
Letícia Cunha
Por Letícia Cunha em 17/01/2025 20:32:50🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: d)

Analisando as afirmativas sobre algumas funções do professor especialista de AEE:

a) Identificar, elaborar, produzir e organizar serviços, recursos pedagógicos, de acessibilidade e estratégias considerando as necessidades específicas dos alunos público-alvo da Educação Especial. (Verdadeiro)

b) Elaborar e executar plano de Atendimento Educacional Especializado, avaliando a funcionalidade e a aplicabilidade dos recursos pedagógicos e de acessibilidade. (Falso)

c) Utilizar todas as formas de linguagens e expressões para estabelecer a melhor comunicação possível, falar as palavras bem articuladas de frente para o aluno em intensidade média, apoiar sua explicação em imagens ou objetos concretos. (Falso)

d) Estabelecer articulação com os professores da sala de aula comum, visando à disponibilização dos serviços, dos recursos pedagógicos e de acessibilidade e das estratégias que promovem a participação dos alunos nas atividades escolares. (Verdadeiro)

Portanto, a sequência correta é: V, V, F, V, correspondente à alternativa d).