
Por Camila Duarte em 09/01/2025 20:13:43🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: d)
A comunicação de massa refere-se à transmissão de mensagens para um grande número de pessoas por meio de diferentes canais de comunicação, como rádio, televisão, jornais, internet, entre outros. Suas principais características são:
- Distribuição e recepção de conteúdo em grande escala: a mensagem é transmitida para um grande público de forma massiva.
- Fluxo unidirecional: a comunicação ocorre de forma unilateral, do emissor para o receptor, sem retorno imediato.
- Relação assimétrica entre emissor e receptor: o emissor detém o controle da mensagem, e o receptor tem um papel passivo na recepção.
- Relação impessoal e anônima com o público: a comunicação não é personalizada, atingindo um grande número de pessoas de forma genérica.
- Relação calculista ou de mercado com o público: muitas vezes, a comunicação de massa é utilizada com objetivos comerciais, visando atingir consumidores para a venda de produtos ou serviços.
- Normalização e mercantilização de conteúdo: o conteúdo veiculado na comunicação de massa muitas vezes é padronizado e pode ser influenciado por interesses comerciais.
Essas características permanecem relevantes mesmo com o surgimento de novas mídias, como as redes sociais e plataformas digitais, que têm impactado a forma como a comunicação de massa é realizada, mas não alteraram essencialmente suas características fundamentais.
A comunicação de massa refere-se à transmissão de mensagens para um grande número de pessoas por meio de diferentes canais de comunicação, como rádio, televisão, jornais, internet, entre outros. Suas principais características são:
- Distribuição e recepção de conteúdo em grande escala: a mensagem é transmitida para um grande público de forma massiva.
- Fluxo unidirecional: a comunicação ocorre de forma unilateral, do emissor para o receptor, sem retorno imediato.
- Relação assimétrica entre emissor e receptor: o emissor detém o controle da mensagem, e o receptor tem um papel passivo na recepção.
- Relação impessoal e anônima com o público: a comunicação não é personalizada, atingindo um grande número de pessoas de forma genérica.
- Relação calculista ou de mercado com o público: muitas vezes, a comunicação de massa é utilizada com objetivos comerciais, visando atingir consumidores para a venda de produtos ou serviços.
- Normalização e mercantilização de conteúdo: o conteúdo veiculado na comunicação de massa muitas vezes é padronizado e pode ser influenciado por interesses comerciais.
Essas características permanecem relevantes mesmo com o surgimento de novas mídias, como as redes sociais e plataformas digitais, que têm impactado a forma como a comunicação de massa é realizada, mas não alteraram essencialmente suas características fundamentais.