Questões Pedagogia Currículo

O debate sobre o currículo na Educação Infantil tem gerado muitas controvérsias entre o...

Responda: O debate sobre o currículo na Educação Infantil tem gerado muitas controvérsias entre os professores de creches e pré-escolas e outros educadores e profissionais afins. Além de tal debate incluir d...


Q834407 | Pedagogia, Currículo, Prefeitura de São José do Cedro SC Professor de Educação Infantil, AMEOSC, Ensino Médio, 2021

O debate sobre o currículo na Educação Infantil tem gerado muitas controvérsias entre os professores de creches e pré-escolas e outros educadores e profissionais afins. Além de tal debate incluir diferentes visões de criança, de família, e de funções da creche e da pré-escola, para muitos educadores e especialistas que trabalham na área, a Educação Infantil não deveria envolver-se com a questão de currículo, termo em geral associado à escolarização, esses profissionais ficam receosos de importar para a Educação Infantil uma estrutura e uma organização que têm sido hoje muito criticadas, preferem usar a expressão:
Marque a alternativa CORRETA relacionada ao contexto acima sobre currículo na Pré-escola.
Matheus Fernandes
Por Matheus Fernandes em 05/01/2025 04:47:43🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: c)

No contexto apresentado, a alternativa correta relacionada ao currículo na Pré-escola é o "Projeto pedagógico".

O projeto pedagógico na Educação Infantil é uma ferramenta fundamental para orientar as práticas educativas, considerando as especificidades e necessidades das crianças nessa faixa etária. Ele engloba não apenas conteúdos a serem trabalhados, mas também metodologias, avaliação, recursos e estratégias para promover o desenvolvimento integral dos alunos. Diferentemente de um currículo mais tradicional, o projeto pedagógico na Educação Infantil valoriza a ludicidade, a interação, a experimentação e o brincar como formas de aprendizagem significativa para as crianças.

Portanto, o projeto pedagógico é uma alternativa mais adequada para nortear as ações educativas na Pré-escola, em vez de uma abordagem curricular mais rígida e formal.