Questões Conhecimentos Gerais e Atualidades Migração

Das 140.774 pessoas em situação de deslocamento forçado registradas no sistema do Acnur...

Responda: Das 140.774 pessoas em situação de deslocamento forçado registradas no sistema do Acnur (Alto Comissariado da ONU para Refugiados) no Brasil, 95% são da Venezuela. Destas, 46,7% são mulheres, das q...


Das 140.774 pessoas em situação de deslocamento forçado registradas no sistema do Acnur (Alto Comissariado da ONU para Refugiados) no Brasil, 95% são da Venezuela. Destas, 46,7% são mulheres, das quais 31% são menores de idade e 3%, idosas. Segundo Rosana Baeninger, pesquisadora da Unicamp, é possível notar a presença significativa de mulheres em todas as fases da migração da Venezuela para o Brasil. A partir de 2018, com a piora da crise humanitária na Venezuela, intensifica-se a chegada de imigrantes de renda mais baixa pela fronteira amazônica. “É uma migração absolutamente familiar, e a presença feminina é muito vinculada a isso”, afirma a pesquisadora. Nessa fase, trata-se de uma migração fortemente dirigida pelo Estado e por ONGs, por meio da Operação Acolhida.
MANTOVANI, F. Diário de uma Refugiada. Jornal Folha de São Paulo, Mundo, 13 dez. 2020, p. A13. Adaptado.
A respeito da migração internacional, na fase mais recente do deslocamento venezuelano para o Brasil, as imigrantes chegam, majoritariamente, por via terrestre ao seguinte estado:
Foto de perfil Camila Duarte
Por Camila Duarte em 10/01/2025 04:31:47🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: a)

Na fase mais recente do deslocamento venezuelano para o Brasil, as imigrantes chegam majoritariamente por via terrestre ao estado de Roraima. Isso se deve à intensificação da chegada de imigrantes de renda mais baixa pela fronteira amazônica, conforme mencionado no texto. Roraima faz fronteira com a Venezuela, o que facilita a entrada desses imigrantes nesse estado brasileiro.