De acordo com o sistema Brasileiro de classificação de solos, em relação aos atributos diagnósticos, é possível afirmar que:
I. Material orgânico é aquele constituído por materiais originários de resíduos vegetais em diferentes estágios de decomposição incluindo raízes vivas, fragmentos de carvão finamente divididos e biomassa presentes no solo como resultado de processos naturais.
II. Material mineral é aquele formado predominantemente por compostos inorgânicos, em vários estágios de intemperismo.
III. Atividade da fração argila refere-se à capacidade de troca de cátions relativa à fração argila, sem correção para carbono, calculada pela expressão: Valor T (cmolc kg-1 ) x 1.000 / conteúdo de argila (g kg-1 ). Atividade alta (Ta) corresponde a valor igual ou superior a 27 cmolc kg-1 de argila, e atividade baixa (Tb), a valor inferior a 27 cmolc kg-1 de argila.
IV. Saturação por bases refere-se à proporção de cátions básicos trocáveis em relação à capacidade de troca determinada a pH 7. A expressão alta saturação se aplica a solos com saturação por bases igual ou superior a 50% (eutrófico) e baixa saturação a solos com valores inferiores a 50% (distrófico). Utiliza-se, ainda, o valor V ? 65% para identificação do horizonte A plíntico.
Assinale a alternativa CORRETA:
a) Todas as assertivas estão corretas.
b) Apenas a assertiva IV está correta.
c) Apenas as assertivas I e II estão corretas.
d) Apenas as assertivas II e III estão corretas.
e) Apenas as assertivas I e III estão corretas.