Questões Direito Constitucional

Dois irmãos são membros do Ministério Público estadual desde 2006, em virtude de aprova...

Responda: Dois irmãos são membros do Ministério Público estadual desde 2006, em virtude de aprovação em concurso público para ingresso na carreira. O mais velho, no exercício da função, prestou concurso para...


Q8384 | Direito Constitucional, Técnico Judiciário, TJ RJ, FCC

Dois irmãos são membros do Ministério Público estadual desde 2006, em virtude de aprovação em concurso público para ingresso na carreira. O mais velho, no exercício da função, prestou concurso para professor efetivo de Universidade pública, em que logrou ser aprovado; o mais novo, a seu turno, recebeu convite para filiar-se a partido político cuja principal bandeira é a defesa da ordem jurídica e do Estado Democrático de Direito.

Consideradas as normas da Constituição da República aplicáveis ao caso, o irmão mais velho
Usuário
Por Sandra Maria Amarante em 28/09/2014 20:54:25
Não entendo o enunciado: Prof.é funcionário do MPE e a Universidade é estadual,os regimes são iguais?
Usuário
Por Francisca Antonia Araujo Rodrigues em 25/08/2015 10:48:24
O irmão mais velho é servidor estadual pelo Ministério Público, pelo qual prestou concurso, e passou um concurso posterior para Professor na Universidade Pública. O irmão mais velho pode assumir os dois cargos, pois segundo o artigo 37, parágrafo XVI, inciso b, diz que é possível acumular cargos públicos quando há compatibilidade de horários, sendo um cargo de professor e outro, técnico ou científico. Já o irmão mais novo, mesmo sendo servidor público pelo Ministério Público Estadual não pode ocupar o cargo político em concomitância com o outro, devendo escolher apenas um dos cargos.
Não sei se me fiz entender.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.