Questões Enfermagem Diabetes Mellitus

Depois de passar por uma situaçã...

Responda: Depois de passar por uma situação de estresse agudo, um jovem de 14 anos de idade apresentou quadro de enurese, hálito cetônico, fadiga, visão...


Depois de passar por uma situação de estresse agudo, um jovem de 14 anos de idade apresentou quadro de enurese, hálito cetônico, fadiga, visão turva, náuseas e dor abdominal. O jovem buscou atendimento de emergência, e lá se constatou que ele apresentava glicemia de 305 mg/dL, cetonemia e acidose metabólica. Após acompanhamento e realização de exames de avaliação dos índices glicêmicos, ele recebeu a confirmação de diabetes melito tipo 1 (DM1). Os últimos valores laboratoriais indicaram glicemia aleatória de 215 mg/dL e hemoglobina glicada (HbA1c) de 7%. Ele estava acompanhado da mãe e se mostrava bem interessado em conhecer formas de controlar a doença. Agora, em consulta em uma unidade de saúde, ele aguarda as orientações da enfermeira responsável, para iniciar o tratamento medicamentoso.
Considerando a situação hipotética apresentada e as diretrizes do Ministério da Saúde para o tratamento do DM1, julgue o item subsequente.
Na consulta, deve-se incentivar o autocuidado, com orientações ao jovem sobre como realizar, por si só, a aplicação subcutânea da insulina, que poderá ser feita nos braços, nas coxas, nas nádegas ou no abdome, sendo a velocidade de absorção maior nesse último local.
Foto de perfil Camila Duarte
Por Camila Duarte em 03/01/2025 17:34:32🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: a) Certo

No caso do diabetes melito tipo 1 (DM1), o tratamento envolve a administração de insulina para controlar os níveis de glicose no sangue. É fundamental que o paciente, ou no caso, o jovem de 14 anos, seja orientado sobre como realizar a aplicação subcutânea da insulina por si só.

A aplicação de insulina pode ser feita nos braços, nas coxas, nas nádegas ou no abdome. De fato, a absorção da insulina é mais rápida quando aplicada no abdome, devido à maior vascularização dessa região. Portanto, incentivar o autocuidado e ensinar o jovem a realizar a aplicação correta da insulina em diferentes locais do corpo é uma prática importante no tratamento do DM1, conforme as diretrizes do Ministério da Saúde.