Questões Enfermagem Doenças Respiratórias

O trauma torácico tornou-se a se...

Responda: O trauma torácico tornou-se a segunda lesão traumática mais comum no trauma não intencional; por isso, rápidas ações e intervenções precoces s...


Q840704 | Enfermagem, Doenças Respiratórias, Multiprofissional em Urgência Trauma Enfermagem, SES DF, IADES, 2020

O trauma torácico tornou-se a segunda lesão traumática mais comum no trauma não intencional; por isso, rápidas ações e intervenções precoces são fatores-chave para avaliações, manejo e sobrevivência. O trauma torácico pode ser resultado de um trauma penetrante ou contuso. O trauma contuso geralmente é uma causa mais comum de lesões traumáticas e pode ser igualmente fatal. É importante conhecer o mecanismo, pois o manejo pode ser diferente.

Tendo em vista esse assunto e os conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.
O pneumotórax aberto leva a uma ventilação prejudicada e, em consequência, à hipóxia e à hipercapnia.
Matheus Fernandes
Por Matheus Fernandes em 16/01/2025 01:41:35🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: a) Certo

O pneumotórax aberto ocorre quando há uma comunicação direta entre a cavidade pleural e o meio externo, permitindo que o ar entre na cavidade pleural durante a inspiração e saia durante a expiração. Isso leva a uma perda da pressão negativa no espaço pleural, resultando em colapso parcial ou total do pulmão afetado.

Como consequência desse colapso pulmonar, a ventilação do pulmão comprometido é prejudicada, levando a uma diminuição da oxigenação do sangue (hipóxia) e ao acúmulo de dióxido de carbono (hipercapnia) devido à diminuição da troca gasosa adequada nos pulmões.

Portanto, a afirmativa está correta ao afirmar que o pneumotórax aberto leva a uma ventilação prejudicada e, consequentemente, à hipóxia e à hipercapnia.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.