As doenças crônicas representam um grande desafio para os profissionais da equipe de saúde, uma vez que são muito prevalentes, multifatoriais com coexistência de determinantes biológicos e socioculturais, exigindo conhecimento e desenvolvimento de estratégias de promoção da saúde, de prevenção do desenvolvimento das doenças crônicas e suas complicações, e de tratamento e recuperação. Considerando a temática em questão, assinale a alternativa INCORRETA.
a) As doenças do aparelho circulatório, diabetes, cânceres e doenças respiratórias são as quatro doenças crônicas de maior impacto mundial.
b) Os principais fatores de risco para as doenças crônicas são o tabagismo, inatividade física, alimentação não saudável e consumo excessivo de álcool.
c) O uso de qualquer produto derivado do tabaco, mesmo em doses baixas, está relacionado com o aumento do risco cardiovascular, sendo que a cessação do tabagismo não reduz a incidência de doenças cardiovasculares.
d) A alimentação está relacionada diretamente a alguns fatores que interferem na prevenção e/ou controle das doenças crônicas, como o excesso de peso, dislipidemia, mau controle da glicemia e padrão alimentar com consumo excessivo de gordura saturada e pouca ingestão de frutas e vegetais.