Questões Enfermagem Segurança do Paciente

O Programa Nacional de Segurança...

Responda: O Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) foi lançado em 1o


Q841771 | Enfermagem, Segurança do Paciente, Provas Multiprofissional em Nefrologia Enfermagem Multiprofissional em Cuidados Paliativos Enfermagem Multiprofissional em Saúde do Adulto e do Idoso Enfermagem Multiprofissional em Atenção Cardíaca E, SES DF, IADES, 2020

O Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) foi lançado em 1o de abril de 2013 pelo Ministério da Saúde e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e propõe um conjunto de medidas para prevenir e reduzir a ocorrência de incidentes nos serviços de saúde - eventos ou circunstâncias que poderiam resultar ou que resultaram em dano desnecessário para o paciente. O Brasil compõe, junto com outros países, a Aliança Mundial para a Segurança do Paciente, estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2004. A aliança tem como principal proposta instituir medidas que aumentem a segurança do paciente e a qualidade dos serviços de saúde mediante o comprometimento político dos signatários.

 BERNARDES, Renata.  

Com base no PNSP, julgue os itens a seguir.
Uma das ações priorizadas pela OMS quanto à prevenção de eventos adversos é reduzir a infecção associada ao cuidado em saúde, por meio da campanha de higienização das mãos.
Camila Duarte
Por Camila Duarte em 03/01/2025 17:44:28🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: a)

A Organização Mundial da Saúde (OMS) tem como uma das principais ações prioritárias a prevenção de eventos adversos, como a redução de infecções associadas ao cuidado em saúde. Uma das estratégias adotadas para alcançar esse objetivo é a campanha de higienização das mãos, que visa conscientizar profissionais de saúde, pacientes e visitantes sobre a importância da correta higienização das mãos para evitar a transmissão de microorganismos e reduzir o risco de infecções hospitalares.

Portanto, a afirmativa está correta, sendo a alternativa a) a resposta correta.

Essa ação é fundamental para garantir a segurança do paciente e a qualidade dos serviços de saúde, conforme preconizado pelo Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) e pela Aliança Mundial para a Segurança do Paciente.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.