Questões Enfermagem História da Enfermagem

O processo de enfermagem (PE) te...

Responda: O processo de enfermagem (PE) tem por diferença essencial do método de solução de problemas ser proativo, destacando-se pela necessidade de in...


Q843223 | Enfermagem, História da Enfermagem, Provas Multiprofissional em Nefrologia Enfermagem Multiprofissional em Cuidados Paliativos Enfermagem Multiprofissional em Saúde do Adulto e do Idoso Enfermagem Multiprofissional em Atenção Cardíaca E, SES DF, IADES, 2020

O processo de enfermagem (PE) tem por diferença essencial do método de solução de problemas ser proativo, destacando-se pela necessidade de investigação contínua dos fatores de risco e de bem-estar, mesmo quando não houver problemas. Então, deve existir, de forma inequívoca a intenção e a consciência em reconhecer o objeto de trabalho, para que a transformação do indivíduo, da família e da comunidade possam acontecer e para que se tenha um produto. Essa condição poderá proporcionar ao enfermeiro o desenvolvimento do trabalho sustentado por modelos de cuidados, que o levará a utilizar o pensamento crítico, formando a base para a tomada de decisão. Esses pressupostos alinham-se com conceitos que promovem a reflexão e a realização do trabalho em enfermagem.  

Com relação ao tema do texto, no que tange ao PE, julgue os itens a seguir. 
O PE indica um trabalho profissional específico, sendo definido pela Professora de enfermagem Wanda Horta, que o introduziu no Brasil na década de 1970 como a dinâmica das ações sistematizadas e interrelacionadas, visando à assistência ao ser humano.
Matheus Fernandes
Por Matheus Fernandes em 03/01/2025 17:53:42🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: a) Certo

O texto apresenta uma descrição correta do Processo de Enfermagem (PE) ao mencionar que ele é definido como a dinâmica das ações sistematizadas e interrelacionadas, visando à assistência ao ser humano. Essa definição foi introduzida no Brasil pela Professora de enfermagem Wanda Horta na década de 1970.

O PE é um método proativo que envolve a investigação contínua dos fatores de risco e de bem-estar, mesmo quando não há problemas aparentes, visando a transformação do indivíduo, da família e da comunidade. Ele é essencial para a prática da enfermagem, pois auxilia na prestação de cuidados de forma organizada e eficiente.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.