Questões Comunicação Social Marketing na Comunicação Social

Twitter não mede bem a opinião pública, revela pesqui...

Responda: Twitter não mede bem a opinião pública, revela pesquisa: [...] Para se ter uma ideia do que determinada faixa etária ...


Q843776 | Comunicação Social, Marketing na Comunicação Social, AL AP Analista Legislativo Comunicador Social Jornalismo, FCC, 2020

Twitter não mede bem a opinião pública, revela pesquisa:
[...] Para se ter uma ideia do que determinada faixa etária ou região do planeta pensa sobre um assunto, o Twitter pode parecer inicialmente um bom começo. Porém, quem depende somente do sistema de microblogs para ver a reação a assuntos delicados pode estar obtendo uma versão deturpada da opinião pública em geral. Segundo uma pesquisa feita pelo Pew Research Center, as opiniões divulgadas no site diferem muito daquelas expressas em outros meios. O relatório mostra que quem participa do serviço tende a ser mais liberal do que a média ? exemplo disso foi a última eleição presidencial norte-americana, na qual Barack Obama aparecia de forma mais positiva no Twitter do que em outros veículos. (Tecmundo, 5 de março de 2013. Disponível em: <https://www.tecmundo.com. br)
A aparente inviabilidade de medição da opinião pública pelas tendências apresentadas numa rede social como o Twitter, no momento em que a matéria acima foi escrita, é:
Gabarite Concurso
Por Gabarite Concurso em 19/03/2025 16:46:55🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: a)

O trecho destacado na questão aponta para a limitação do Twitter em representar adequadamente a opinião pública devido ao fato de que nem todas as faixas etárias ou grupos socioeconômicos têm acesso ou utilizam a plataforma de maneira uniforme. Isso significa que a amostra de opiniões capturada pelo Twitter não é completamente representativa da população em geral, pois tende a incluir predominantemente os grupos que têm acesso e estão mais engajados com essa tecnologia específica. Portanto, a opção correta é a letra a), que menciona que o acesso já se constituía num filtro etário e socioeconômico, fazendo com que apenas uma parcela da população fosse verificada.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.