Questões Terapia Ocupacional Terapia Ocupacional na Atenção à Saúde

Uma criança de 9 anos de idade, ...

Responda: Uma criança de 9 anos de idade, com suspeita de transtorno do espectro autista e diagnóstico neuropsicológico de altas habilidades, compareceu...


Q844035 | Terapia Ocupacional, Terapia Ocupacional na Atenção à Saúde, Multiprofissional em Saúde Mental Infanto Juvenil, SES DF, IADES, 2020

Uma criança de 9 anos de idade, com suspeita de transtorno do espectro autista e diagnóstico neuropsicológico de altas habilidades, compareceu com mãe no Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi) próximo à respectiva residência. Em acolhimento, apresentou sintomas de baixa autoestima, introspecção, dificuldade de tomar decisões, passividade excessiva e medo de exposições sociais. A genitora relata que a criança evita contato com outras crianças mesmo quando tem oportunidade de brincar.  

Levando em consideração o caso de caráter exemplificativo e quanto à atuação da terapia ocupacional na saúde mental infantojuvenil, julgue o item a seguir.

A brincadeira pode ser utilizada pelo terapeuta ocupacional para avaliar o desenvolvimento cognitivo e físico, a comunicação, as habilidades sociais, a habilidade de resolução de problemas, a criatividade e a flexibilidade.

Marcos de Castro
Por Marcos de Castro em 12/01/2025 21:49:45🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: a) Certo

A terapia ocupacional é uma área da saúde que utiliza atividades significativas, como a brincadeira, para promover o desenvolvimento, a reabilitação e a manutenção da saúde física e mental das pessoas. No caso da saúde mental infantojuvenil, a brincadeira é uma ferramenta fundamental para avaliar diversos aspectos do desenvolvimento da criança.

Através da brincadeira, o terapeuta ocupacional consegue observar o desenvolvimento cognitivo e físico da criança, sua capacidade de comunicação, suas habilidades sociais, sua capacidade de resolver problemas, sua criatividade e flexibilidade. Além disso, a brincadeira também pode ser utilizada como uma forma de intervenção terapêutica, auxiliando no tratamento de questões emocionais, comportamentais e sociais.

Portanto, a afirmação de que a brincadeira pode ser utilizada pelo terapeuta ocupacional para avaliar diversos aspectos do desenvolvimento da criança está correta.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.