Questões Enfermagem Enfermagem em UTI

Uma mulher de 35 anos é encaminhada para admissão em UTI, após complicação de parto, re...

Responda: Uma mulher de 35 anos é encaminhada para admissão em UTI, após complicação de parto, relacionado à ausência de pré-natal e detecção de trombocitopenia e presença de miomas uterinos durante o períod...


Q846468 | Enfermagem, Enfermagem em UTI, Prefeitura de Sapé PB Enfermeiro, CPCON, 2020

Uma mulher de 35 anos é encaminhada para admissão em UTI, após complicação de parto, relacionado à ausência de pré-natal e detecção de trombocitopenia e presença de miomas uterinos durante o período de parto, com descrição também de atonia uterina. A enfermeira da UTI, ao atendê-la, depara-se com o seguinte quadro clínico:
A paciente apresenta nível de consciência alterado e confuso; pele fria, úmida e pegajosa com coloração pálida e cianótica; frequência cardíaca aumentada (148 bpm) e hipotensão arterial (PA=80x50). O diagnóstico de enfermagem prioritário foi “Estado de Choque” e precisa de cuidados imediatos. Nessa perspectiva, é essencial que o enfermeiro reconheça os indicadores empíricos de que tipo de choque se trata.
Marque a alternativa CORRETA, em relação ao referido caso clínico:
Matheus Fernandes
Por Matheus Fernandes em 07/01/2025 08:57:35🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: a)

O quadro clínico apresentado pela paciente sugere um choque hipovolêmico. O choque hipovolêmico ocorre devido à perda de volume sanguíneo, levando a uma diminuição da pressão arterial e, consequentemente, a uma diminuição da perfusão de órgãos vitais.

No caso da paciente em questão, os indicadores empíricos que apontam para um choque hipovolêmico são:
- Sangramentos durante e após o parto, devido à trombocitopenia e atonia uterina, levando à perda de volume sanguíneo.
- Frequência cardíaca aumentada (148 bpm) e hipotensão arterial (PA=80x50), que são sinais de tentativa do corpo em compensar a diminuição do volume sanguíneo.

Portanto, a alternativa correta é a letra a), pois os sintomas apresentados pela paciente são mais compatíveis com um choque hipovolêmico devido à perda de volume sanguíneo decorrente dos sangramentos durante e após o parto.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.