Questões Enfermagem Saúde da Criança e do Adolescente

Uma puérpera encontra-se em centro obstétrico, 15 minutos após o parto normal, primípar...

Responda: Uma puérpera encontra-se em centro obstétrico, 15 minutos após o parto normal, primípara e com tipagem sanguínea A negativo. O recém-nascido (RN) é colocado em contato pele a pele com a mãe, e a en...


Q846526 | Enfermagem, Saúde da Criança e do Adolescente, Enfermagem em Obstetrícia Enfermagem, SES DF, IADES, 2020

Uma puérpera encontra-se em centro obstétrico, 15 minutos após o parto normal, primípara e com tipagem sanguínea A negativo. O recém-nascido (RN) é colocado em contato pele a pele com a mãe, e a enfermeira realiza avaliação do Apgar de primeiro minuto, na qual o RN se encontrava chorando, com FC > 100 bpm, com cianose em extremidades e membros flácidos. Após estímulo tátil, o RN evolui com movimento corporal ativo e mantém todos as outras características citadas. De forma concomitante, a enfermeira obstetra realiza assistência à dequitação, por meio do manejo ativo. Logo após, faz a palpação abdominal e percebe que o útero não formou o globo de Pinard. A enfermeira realiza a estimativa visual de perda sanguínea pós-parto, com contagem de quatro compressas encharcadas. A paciente se encontra desorientada, levemente hipocorada, sem força muscular, com PA = 70 mmHg x 55 mmHg; FR = 29 irpm; FC = 120 bpm; e SatO2 = 97%.
Acerca desse caso clínico e dos conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.
O clampeamento do cordão deve ser precoce, em razão da necessidade de reanimação neonatal.
Matheus Fernandes
Por Matheus Fernandes em 22/01/2025 04:11:29🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: b) Errado

No caso apresentado, o recém-nascido (RN) foi colocado em contato pele a pele com a mãe logo após o nascimento e apresentou boa vitalidade, com choro, frequência cardíaca acima de 100 bpm e movimento corporal ativo após estímulo tátil. Esses são sinais de boa adaptação à vida extrauterina e não indicam a necessidade imediata de reanimação neonatal.

O clampeamento precoce do cordão umbilical pode prejudicar a transferência de sangue da placenta para o bebê, o que pode ser especialmente importante em casos de RNs que necessitam de reanimação. Portanto, o clampeamento do cordão não deve ser precoce, a menos que haja uma indicação médica específica para isso.

Portanto, a afirmativa de que o clampeamento do cordão deve ser precoce devido à necessidade de reanimação neonatal está errada.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.