Questões Enfermagem Cuidados Paliativos na Enfermagem

O alívio da dor é um dos objetivos dos cuidados paliativos. O uso da morfina pode ser u...

Responda: O alívio da dor é um dos objetivos dos cuidados paliativos. O uso da morfina pode ser uma opção e sua dose vai variar, dependendo do tipo de dor e de vários fatores relacionados ao paciente. O prin...


Q846742 | Enfermagem, Cuidados Paliativos na Enfermagem, Prefeitura de Tenório PB Enfermeiro, CPCON, 2020

O alívio da dor é um dos objetivos dos cuidados paliativos. O uso da morfina pode ser uma opção e sua dose vai variar, dependendo do tipo de dor e de vários fatores relacionados ao paciente. O principio básico de sua utilização clínica é a titulação da dose para cada paciente, até se atingir um nível aceitável de analgesia limitado pelos efeitos adversos concomitantes. Diante de tantos efeitos adversos da morfina, qual das alternativas abaixo se direciona ao efeito mais sério?
David Castilho
Por David Castilho em 08/01/2025 01:49:49🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: c)

A morfina é um medicamento opioide utilizado no controle da dor, principalmente em cuidados paliativos. No entanto, um dos efeitos adversos mais sérios da morfina é a depressão respiratória. Isso ocorre porque a morfina atua no sistema nervoso central, podendo diminuir a sensibilidade do centro respiratório, levando a uma redução na frequência respiratória.

Por isso, é fundamental que a dose de morfina seja cuidadosamente ajustada e monitorada, para evitar a ocorrência desse efeito adverso grave. Em casos de depressão respiratória, é necessário interromper imediatamente o uso da morfina e adotar medidas para reverter esse quadro, como o uso de medicamentos antagonistas dos opioides, como a naloxona.

Portanto, dentre as opções apresentadas, a depressão respiratória é o efeito adverso mais sério associado ao uso da morfina.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.