Questões Psicologia Psicanálise

Após a leitura do texto abaixo, ...

Responda: Após a leitura do texto abaixo, responda a próxima questão. Perda de ...


Q847495 | Psicologia, Psicanálise, Prefeitura de Pedra Lavrada PB Psicólogo, CONTEMAX, 2020

Após a leitura do texto abaixo, responda a próxima questão.
Perda de intimidade com o sonho causa grande prejuízo à humanidade, diz o neurocientista em entrevista à BBC News Brasil.

Sidarta Ribeiro pretendia pesquisar a comunicação vocal entre aves, mas uma experiência pessoal fez com que ele mudasse o foco dos estudos para um campo tão complexo quanto intrigante: os sonhos. A investigação o fez cotejar perspectivas do sonho de diferentes disciplinas - como Medicina, Literatura e Psicanálise - e resultou em "O oráculo da noite: a história e a ciência do sonho", livro recém-lançado pela Companhia das Letras.
Para ele, ao relegar os sonhos ao segundo plano, abrimos mão de um poderoso instrumento para simular efeitos de nossos atos e encontrar soluções para problemas - atributos que os tornam especialmente importantes num momento em que a humanidade se vê paralisada diante de uma catástrofe climática e da crescente desigualdade social.
Um dos mais destacados cientistas brasileiros, Ribeiro é diretor da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e foi um dos fundadores do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde é professor titular.
Adaptado de https://noticias.r7.com/tecnologia-e-ciencia/perda-de-intimidade-com-o-sonho-causa-grande-prejuizo-ahumanidade-diz-neurocientista-11082019 acesso em 02/03/2020
Sobre as ideias de Freud acerca dos sonhos, assinale a alternativa INCORRETA.
David Castilho
Por David Castilho em 13/01/2025 18:17:51🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: d)

Segundo as ideias de Freud acerca dos sonhos, a alternativa incorreta é a letra d). Freud não via os sonhos como manifestações naturais e propositadas, manifestadas por uma linguagem de símbolos. Pelo contrário, ele acreditava que os sonhos eram uma forma de realização de desejos reprimidos, uma expressão disfarçada dos processos inconscientes. Portanto, os sonhos eram vistos por Freud como uma expressão espontânea e muitas vezes disfarçada dos desejos reprimidos do indivíduo, e não como manifestações naturais e propositadas.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.