
Por David Castilho em 07/01/2025 11:53:02🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: a)
Análise das afirmativas:
I. Devidamente aplicadas, as ferramentas da qualidade reduzem a organização e os níveis de qualidade dos processos organizacionais.
- A afirmativa I está incorreta. As ferramentas da qualidade, quando aplicadas corretamente, têm o objetivo de melhorar a organização e os níveis de qualidade dos processos organizacionais, e não de reduzi-los.
II. A utilização de estatística no gerenciamento da qualidade tem por objetivo elevar as variações e, portanto, o erro, em processos e projetos.
- A afirmativa II está incorreta. A estatística no gerenciamento da qualidade é utilizada para analisar e controlar as variações nos processos, a fim de reduzir os erros e garantir a melhoria contínua.
III. O gerenciamento da qualidade envolve exclusivamente processos de planejamento, sendo dispensáveis os processos de controle, testes, garantia da qualidade, validação de requisitos, entre outros.
- A afirmativa III está incorreta. O gerenciamento da qualidade envolve não apenas processos de planejamento, mas também de controle, testes, garantia da qualidade, validação de requisitos, entre outros. Todos esses processos são essenciais para garantir a qualidade dos produtos e serviços.
Portanto, nenhuma afirmativa está correta.
Análise das afirmativas:
I. Devidamente aplicadas, as ferramentas da qualidade reduzem a organização e os níveis de qualidade dos processos organizacionais.
- A afirmativa I está incorreta. As ferramentas da qualidade, quando aplicadas corretamente, têm o objetivo de melhorar a organização e os níveis de qualidade dos processos organizacionais, e não de reduzi-los.
II. A utilização de estatística no gerenciamento da qualidade tem por objetivo elevar as variações e, portanto, o erro, em processos e projetos.
- A afirmativa II está incorreta. A estatística no gerenciamento da qualidade é utilizada para analisar e controlar as variações nos processos, a fim de reduzir os erros e garantir a melhoria contínua.
III. O gerenciamento da qualidade envolve exclusivamente processos de planejamento, sendo dispensáveis os processos de controle, testes, garantia da qualidade, validação de requisitos, entre outros.
- A afirmativa III está incorreta. O gerenciamento da qualidade envolve não apenas processos de planejamento, mas também de controle, testes, garantia da qualidade, validação de requisitos, entre outros. Todos esses processos são essenciais para garantir a qualidade dos produtos e serviços.
Portanto, nenhuma afirmativa está correta.