Questões Psicologia Psicopatologia

Um paciente de 69 anos de idade ...

Responda: Um paciente de 69 anos de idade é viúvo, tem dois filhos, já pode se aposentar, mas prefere continuar trabalhando no banco como contador. Semp...


Q851894 | Psicologia, Psicopatologia, Multiprofissional em Saúde do Adulto e do Idoso Psicologia, SES DF, IADES, 2020

Um paciente de 69 anos de idade é viúvo, tem dois filhos, já pode se aposentar, mas prefere continuar trabalhando no banco como contador. Sempre foi admirado por ter ótima memória e domínio de cálculos. Há um ano, os filhos começaram a perceber que o pai passou a apresentar dificuldade em realizar atividades como contar uma história e fazer contas quando estava em ambiente de múltiplos estímulos (televisão, rádio, conversas), distraindo-se com facilidade e somente conseguindo conversar com diminuição dos estímulos. Demonstra dificuldade para manter novas informações e relatar coisas que acabaram de ser ditas ou de se lembrar do que fez no dia anterior. Os filhos inicialmente acreditaram se tratar do processo de envelhecimento normal. Porém, atualmente, por vezes, o pai não os reconhece, chamando-os de “aquele homem” e “aquela moça” quando se refere a eles. Eles, então, decidiram levar o pai ao neurologista que, após a anamnese, suspeitou de que se tratasse de um transtorno neurocognitivo maior, encaminhando o paciente para avaliação psicológica.  

Com relação a esse caso clínico e aos conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.

Existem dois tipos de demências: as reversíveis e as irreversíveis. As reversíveis podem ser causadas pelos seguintes fatores: depressão, quadros endócrinos, má nutrição, deficiências vitamínicas, anemia, desidratação, uso indevido de medicações, hidrocefalia normotensiva, infecções e tumores cerebrais. As irreversíveis são caracterizadas por processos degenerativos do cérebro.

David Castilho
Por David Castilho em 30/01/2025 03:20:52🎓 Equipe Gabarite
Gabarito: a) Certo

Neste caso clínico, o texto descreve sintomas de um possível quadro de demência, que é um transtorno neurocognitivo maior. Existem, de fato, dois tipos de demências: as reversíveis e as irreversíveis.

As demências reversíveis podem ser causadas por uma série de fatores, tais como depressão, quadros endócrinos, má nutrição, deficiências vitamínicas, anemia, desidratação, uso indevido de medicações, hidrocefalia normotensiva, infecções e tumores cerebrais. Ou seja, se a causa subjacente for tratada adequadamente, os sintomas podem ser revertidos e a função cognitiva restaurada.

Por outro lado, as demências irreversíveis são caracterizadas por processos degenerativos do cérebro, como é o caso da doença de Alzheimer. Nesses casos, infelizmente, não há cura e a condição tende a piorar ao longo do tempo.

Portanto, a afirmativa de que existem dois tipos de demências, as reversíveis e as irreversíveis, está correta.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.