Tratando-se de pacientes portadores de transtornos mentais, Cunha e Santos (2009) relatam que a formação de grupos terapêuticos com o intuito de tratar esses pacientes é vantajosa, já que a constituição de um grupo é considerada, por si só, um recurso terapêutico e a terapia realizada através dos grupos possibilita trabalhar objetivos distintos da terapia individual, alcançando, consequentemente, resultados diferentes. Sobre o trabalho dos grupos terapêuticos as proposições estão corretas, EXCETO em:
a) Em Terapia Ocupacional o grupo é definido como: aquele em que os participantes se reúnem na presença do terapeuta ocupacional, para vivenciar experiências relacionadas ao fazer, como, por exemplo: passear, pintar, desenhar, modelar, dançar, fazer compras, relaxar, jogar, costurar etc
b) Os terapeutas ocupacionais consideram o trabalho grupal mais satisfatório que o individual.
c) Os integrantes de um grupo podem experimentar novos papéis, ao verem qual é a reação do outro diante deles (modelagem dos papéis) e podem ser apoiados ou reforçados nisso.
d) o trabalho em grupo é considerado uma ferramenta eficaz no tratamento do cliente com transtorno mental. Destaca-se a dificuldade de relacionamento, que pode propiciar o embotamento afetivo, como elemento que pode ser melhor superado a partir da abordagem na atividade grupal.
e) o grupo de atividades de Terapia Ocupacional é marcado pelo envolvimento simultâneo de clientes na realização de uma ou mais tarefas ou atividades produtivas, criativas, ou sociais, sempre com um propósito terapêutico específico estabelecido pelo terapeuta ocupacional.