Questões Enfermagem Doenças Crônicas Não Transmissíveis

Ao aferir a pressão arterial de M.T., o enfermeiro deve, entre outros cuidados:

Responda: Ao aferir a pressão arterial de M.T., o enfermeiro deve, entre outros cuidados:


Q860782 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Enfermeiro, TJ SP, VUNESP

Texto associado.

         M.T., 63 anos, sexo masculino, assistente jurídico, hipertenso, portador de diabete tipo 2 há cinco anos, tabagista, compareceu ao ambulatório para consulta de enfermagem de acompanhamento. Informou que vinha fazendo uso regular da medicação para hipertensão e diabete, seguindo corretamente as orientações sobre a alimentação e conseguindo fazer cerca de 20 minutos de caminhada, aos domingos. Queixou-se que, nas últimas semanas, apresentou episódios de tonturas ao se levantar bruscamente, que cessavam rapidamente. Ao exame físico, o enfermeiro obteve temperatura axilar = 36,7 ºC, pulso = 72 batimentos por minuto, pressão arterial = 138 x 88 mm Hg, peso = 84200 g, altura = 175 cm, circunferência abdominal = 93 cm. Ao analisar os resultados de exames recentes apresentados pelo funcionário, contatou glicemia de jejum = 105 mg/dL, hemoglobina glicada = 5,8%.

Ao aferir a pressão arterial de M.T., o enfermeiro deve, entre outros cuidados:

Sumaia Santana
Por Sumaia Santana em 31/08/2023 10:23:25🎓 Equipe Gabarite
O paciente M.T é hipertenso e faz uso regular da medicação para hipertensão e diabete. Segue as orientações sobre alimentação e faz 20 minutos de caminhadas aos domingos. O mesmo informou que sentiu tonturas nas últimas semanas ao se levantar de maneira brusca, mas que cessavam rapidamente.

No exame físico, o enfermeiro deve medir a pressão arterial e deixar M.T em repouso durante 3 ou 5 minutos em local calmo e aferir a pressão de M.T em pé 3 minutos após a primeira medição, a fim de verificar alterações de valores quando o paciente se levantou. Portanto, alternativa A.

Sobre as demais alternativas, temos:
b) INCORRETA, porque saber se a pessoa não fumou nos últimos 15 minutos é recomendação geral e não específica para verificar hipotensão postural;
c) INCORRETA, porque a determinação da pressão arterial sistólica é pela ausculta do primeiro som (fase V de Korotkoff);
E) INCORRETA, porque aferição de pressão em ambos os braços na primeira consulta e usar o valor do braço que acusou a maior pressão como referência é indicação para a primeira consulta, não podendo ser adotada para acompanhamento regular.
Usuário
Por Reinaldo José Domingues De Salles em 07/10/2023 18:26:28
Eu sou técnico de enfermagem, e pra mim sempre foi que a aferição da PA é sentado
Usuário
Por michelly inez em 04/01/2024 00:22:27
sou enfermeira e unca ouvi dizer que se aferi a PA em pé.
Usuário
Por Darles Santos em 07/04/2024 19:43:16
nesse caso a aferição tem que ser mais precisa por se tratar de um paciente hipertenso, por esse motivo a aferição sentado e em pé! em intervalos de minutos!
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.