Questões Enfermagem Doenças Crônicas Não Transmissíveis

Nesse caso, ao realizar a ausculta pulmonar de E.O., o enfermeiro deve constatar a p...

Responda: Nesse caso, ao realizar a ausculta pulmonar de E.O., o enfermeiro deve constatar a presença de


Q860787 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Enfermeiro, TJ SP, VUNESP

Texto associado.

Para responder a questão, leia atentamente o relato a seguir.

E.O., 33 anos, sexo masculino, com história de asma, compareceu ao ambulatório da empresa queixando-se de dificuldade para respirar. O enfermeiro observou que, para se comunicar, o funcionário demonstrava incapacidade de falar mais de algumas palavras antes de parar para respirar. Ao exame físico, o enfermeiro constatou que E.O. apresentava, entre outros sinais, dispneia e retração subcostal moderadas, frequência respiratória aumentada, frequência cardíaca = 112 batimentos por minuto. Considerando tratar-se de uma crise de asma, o enfermeiro solicitou a presença do médico, para avaliação clínica e tratamento, enquanto prestava os cuidados de enfermagem iniciais adequados para o caso.

Nesse caso, ao realizar a ausculta pulmonar de E.O., o enfermeiro deve constatar a presença de

Sumaia Santana
Por Sumaia Santana em 31/08/2023 11:49:48🎓 Equipe Gabarite
A asma é uma doença inflamatória crônica das vias áreas superiores. Trata-se de um aumento da responsividade das vias áreas a variados estímulos com obstrução ao fluxo aéreo.

Nas crises de asma aguda têm a sensação de aperto no peito, acompanhada por tosse seca, respiração rude e audível, com presença de sibilos, principalmente na expiração, portanto, alternativa B está correta.

Há também quadros de taquipneia, taquicardia e hipertensão sistólica leve. Em episódios mais graves, existe o uso da musculatura respiratória acessória com triagem intercostal, cornagem, cianose, redução ou desaparecimento difuso do murmúrio vesicular à ausculta.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.