Questões Enfermagem Epidemiologia e Vigilância Epidemiológica

“O site da Agência Brasil divulgou em maio de 2017 que ‘segundo o Minist...

Responda: “O site da Agência Brasil divulgou em maio de 2017 que ‘segundo o Ministério da Saúde, a mortalidade materna no Brasil caiu 58% entre 1990 e 2015’.” (Disponível...


Q860789 | Enfermagem, Epidemiologia e Vigilância Epidemiológica, Consultor Legislativo, Câmara de Belo Horizonte MG, CONSULPLAN

“O site da Agência Brasil divulgou em maio de 2017 que ‘segundo o Ministério da Saúde, a mortalidade materna no Brasil caiu 58% entre 1990 e 2015’.”

(Disponível em: http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2017-05/brasil-reduz-mortalidade-materna-mas-continua-longe-do-ideal-diz-especialista.)

Para que seja classificada corretamente, o cálculo da Razão de Mortalidade Materna (Taxa de Mortalidade Materna) exige o conhecimento das definições de morte materna e das circunstâncias em que ocorrem os óbitos. Sobre este indicador é INCORRETO afirmar que:

Sumaia Santana
Por Sumaia Santana em 31/08/2023 14:49:59🎓 Equipe Gabarite
Alternativa C está errada. A Razão de Mortalidade Materna (Taxa de Mortalidade Materna) é a estimativa de óbitos de mulheres que acontecem até 42 dias após o parto e que estejam relacionadas à gravidez, ao parto e ao puerpério, em relação ao total de nascidos vivos. Este número de nascidos vivos é utilizado como uma aproximação do total de mulheres grávidas.

A Razão de Mortalidade Materna é um indicativo sobre a atenção à saúde da mulher, porque altos índices de mortes maternas estão ligadas a precariedade dos serviços de saúde para as gestantes, do planejamento familiar, assistência pré-natal, assistência no parto e puerpério.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.