Questões Pedagogia Didática e Processo de Ensino e Aprendizagem

Acerca dos objetivos do processo de ensino-aprendizagem e de sua relação com os domí...

Responda: Acerca dos objetivos do processo de ensino-aprendizagem e de sua relação com os domínios cognitivos, julgue o item seguinte. Comparar, criticar, diferenciar e examinar são verbos ...


Q860930 | Pedagogia, Didática e Processo de Ensino e Aprendizagem, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Acerca dos objetivos do processo de ensino-aprendizagem e de sua relação com os domínios cognitivos, julgue o item seguinte.

Comparar, criticar, diferenciar e examinar são verbos adequados para o alcance do nível de análise.

Sumaia Santana
Por Sumaia Santana em 15/09/2023 23:21:42🎓 Equipe Gabarite
A afirmação está correta e a questão exige o conhecimento sobre os níveis ou categorias de habilidades cognitivas, os quais estão reunidos na Taxonomia de Bloom:

1.Conhecimento
2. Compreensão
3. Aplicação
4. Análise
5. Síntese
6. Avaliação

O nível “análise” consiste na divisão do material em partes para entender sua estrutura, ou seja, fazer o desdobramento dos elementos de uma comunicação. Isso significa identificar o que é importante em um problema, diferenciar as características de alguma coisa para destacar as particularidades, compreender novos conceitos, procurar outras ideias relacionadas, comparar conceitos, criticar argumentos julgando a relevância deles, examinar um problema…

Assim, o enunciado está correto ao afirmar que os verbos comparar, criticar, diferenciar e examinar são verbos adequados para o nível de análise.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.