Questões Sistema Único de Saúde SUS Política Nacional de Atenção Básica

De acordo com a Política Nacional de Atenção Básica, o processo de trabalho das equi...

Responda: De acordo com a Política Nacional de Atenção Básica, o processo de trabalho das equipes de saúde deve estar integrado às ações de vigilância em saúde, visando à promoção da saúde e à prevenção d...


Q861068 | Sistema Único de Saúde SUS, Política Nacional de Atenção Básica, Técnico de Enfermagem, Prefeitura Municipal de Natal RN, COMPERVE

De acordo com a Política Nacional de Atenção Básica, o processo de trabalho das equipes de saúde deve estar integrado às ações de vigilância em saúde, visando à promoção da saúde e à prevenção de doenças nos territórios sob sua responsabilidade. Sobre essa temática, analise as afirmativas seguintes.
I Todos os profissionais de saúde deverão fazer a notificação compulsória dos casos suspeitos ou confirmados de doenças, agravos e outros eventos de relevância para a saúde pública, conforme protocolos e normas vigentes. II A vigilância, a prevenção e o controle das doenças transmissíveis estão inseridas nas atribuições exclusivas dos profissionais de nível médio da Atenção Básica. III A vigilância, a prevenção e o controle das doenças crônicas não transmissíveis e das causas externas estão inseridas nas atribuições exclusivas dos profissionais de nível superior da Atenção Básica. IV A integração das ações de vigilância em saúde com a atenção básica implica na rediscussão das ações e atividades dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate às endemias, com definição de papéis e responsabilidades.

Em relação ao tema exposto, estão corretas as afirmativas:

Sumaia Santana
Por Sumaia Santana em 27/09/2023 17:03:34🎓 Equipe Gabarite
As afirmações I e IV estão corretas, alternativa C.
A afirmação I está correta porque o artigo 1º da Portaria nº1.271, de 6 de junho de 2014 define a Lista Nacional de Notificação Compulsória de doenças, agravos e eventos de saúde pública nos serviços de saúde públicos e privados em todo o território nacional, ou seja, sempre que houver suspeita ou confirmação dos fatores citados, estes devem ser comunicados às autoridades de saúde.

A afirmação IV também está correta porque a integração das ações de vigilância em saúde com a atenção básica, segundo o artigo 5º da Portaria 2.436, de 21 de setembro e 2017 diz que tal integração é “condição essencial para o alcance de resultados que atendam às necessidades de saúde da população e visa estabelecer processos de trabalho que considerem os determinantes, os riscos e danos à saúde”.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.