Questões Direito Penal Militar Noções Fundamentais de Direito Penal Militar

Considere o caso hipotético a seguir. Um soldado da Polícia Militar, que est...

Responda: Considere o caso hipotético a seguir. Um soldado da Polícia Militar, que está lotado na Seção de Pessoal de um Batalhão da Polícia Militar, planejou subtrair uma pistola da corporação qu...


Considere o caso hipotético a seguir.

Um soldado da Polícia Militar, que está lotado na Seção de Pessoal de um Batalhão da Polícia Militar, planejou subtrair uma pistola da corporação que está acautelada na intendência da unidade, afastando o único militar que se encontra de serviço de guarda do armamento e utilizando instrumentos capazes de abrir a porta do armário em que a arma estava guardada. No momento em que poucos militares estavam na unidade, o soldado ligou para o telefone fixo instalado na intendência e, simulando ser um militar que trabalhava no Gabinete do Comandante do Batalhão, ordenou ao militar que trabalhava na intendência que se apresentasse na sala do comando. Após a ligação telefônica, o militar de serviço na intendência saiu de seu local de trabalho, deixando a porta encostada, e dirigiu-se ao prédio em que se situa a sala de comando. Observando a saída do militar da intendência, o soldado adentrou no recinto da intendência. No entanto, preocupado com a porta, que ficou apenas encostada, o militar da intendência retornou ao local e encontrou o soldado no interior da sala em que fica o armamento. Devido à brevidade do retorno, o soldado não teve a oportunidade de iniciar a abertura do armário, mas com ele foram apreendidos os instrumentos capazes de abrir a porta e a situação foi reportada aos superiores.

Sobre esse caso, assinale a alternativa correta.

Foto de perfil Sumaia Santana
Por Sumaia Santana em 11/11/2023 10:25:12🎓 Equipe Gabarite
Alternativa B.

O caso hipotético apresentado no enunciado configura tentativa de crime de furto e está dentro da teoria objetivo-individual. Esta teoria diz que a tentativa do crime ocorre quando o agente toma atitudes que indicam sua intenção de cometer o ato, ou então, que demonstrem que ele assumiu os riscos.

A situação desta questão, o soldado da Polícia Militar afastou o militar que atuava na guarda do armamento e entrou no recito da intendência. O soldado não conseguiu abrir o armário onde a arma estava, mas isso não afasta o fato de que houve uma tentativa de furto. Por ter se aproveitado da saída o responsável pela guarda do armamento, devido a um telefonema, isso configura que agiu de modo que deseja furtar o objeto, portanto, encontra-se no âmbito da teoria objetivo-individual.